News 2 anos atrás | Redação

Os (falsos) fotojornalistas caçadores de prêmios

Fotojornalista da Associated Press denuncia postura antiética de fotógrafos em busca de fotos premiadas

por Revista FHOX

A.M. Ahad, fotógrafo da AP e co-fundador da Absurd Photos, mostrou em um post e vídeo recente nas redes sociais do que ele chamou de fotógrafos caçadores de imagens para prêmios. Segundo Ahad esse é um problema ético e que se torna cada vez mais frequente. Sobretudo na conduta de fotógrafos turistas da Ásia e da Malásia. Ahad completou dizendo que esses fotógrafos não são fotojornalistas profissionais e logo não se preocupam em cumprir regras e seguir qualquer conduta jornalística. De acordo com Ahad eles ainda mentem dizendo que são fotógrafos de agências de notícias para obter atenção. “As pessoas pensam que é natural posar para um fotógrafo se ele pedir” diz ele. O vídeo postado por Ahad ilustra bem a situação. Uma cena que ocorreu em uma estação de trem de Bangladesh. Ahad filmou vários fotógrafos tentando clicar um jovem posando em uma janela de um trem e como se estivesse rezando. “Bangladesh não é para pessoas que arruínam a etiqueta dos fotógrafos profissionais só para ganhar um prêmio de fotografia” disse Ahad. O post de Ahad virou notícia em vários sites de fotografia como Petapixel e também está bombando nas redes sociais (no Facebook o vídeo abaixo já foi visto por mais de 65 mil pessoas). Muitos fotógrafos comentaram que na verdade até profissionais pedem para pessoas comuns posarem em situações que deveriam espontâneas.

>> Fotos da União Soviética estão no Paço Imperial até 25 de feveiro

What's happening in our city? Bangladesh is not for people like this who came to ruin professional photographers etiquette for the sake of winning medal. Stop telling us that you are a foreign media covering the congregation when you have no proof to show us. Nowadays, it's very hard to make a frame with people like you hogging a place and staging a scene. Just stay home for goodness sake. Whoever local is bringing in these foreign tourists to make money, they should brief them thoroughly to not behave like this.

Posted by A. M. Ahad on Sunday, January 14, 2018

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.