Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Os 10 erros mais comuns do marketing na fotografia

Fotógrafos e empreendedores do mercado costumam cometer alguns deslizes recorrentes quando o assunto é marketing na fotografia 

Depois de tantos anos pesquisando, atendendo e conversando com fotógrafos, dá para ter a noção exata dos equívocos mais comuns no marketing. Separei 10 erros muito frequentes. 

1 – achar que marketing é vendas – faz parte do marketing, mas vender não é a mesma coisa. Se bem feito, o marketing no fim reduz a necessidade de um esforço tão grande em vendas. É o caso das marcas e profissionais que construíram um marketing que agrega valor e facilita vendas. Ou seja, investir em marketing é algo que envolve um composto completo em que vendas é um pedaço importante. 

2 – achar que marketing é só divulgação – Divulgar é fundamental mas também é só uma parte do todo no marketing. O P de promoção é sobre isso, divulgar. E a divulgação se tornou conversa e sem cara de “propaganda”. O desafio é fazer um marketing mais “conversacional” do que o clássico jabá! E não é fácil fazer isso. 

liguei o MacBook Pro na frente do monitor preto de tela plana do computador

3 – achar que é algo pontual – Marketing é sobre consistência. Aliás, é sobre repetição mesmo. De divulgar, ajustar e repetir com frequência para ter o resultado desejado. Logo, não é fazendo uma campanha somente que você vai virar o jogo. Por sinal, a dinâmica é mais complexa pois envolve frequência, ajustes finos e planejamento constante. 

4 – achar que é só copiar o que deu certo – Talvez um dos pontos mais comuns no mercado. Pois a fotografia envolve reprodução e isso acaba levando a um comportamento de cópia até no marketing. Os que vão bem costumam criar suas próprias ações com base em questões muito próprias dos seus perfis. Posicionamento, base do marketing, quando bem feito mostra a identidade do fotógrafo ou negócio e isso se reflete no todo. Resumindo: copiar o marketing de alguém é só uma estratégia de clone que pode ter algum resultado, mas não vai te diferenciar de ninguém. 

Como está seu marketing na fotografia? – FHOX

5 – achar que existe uma fórmula mágica – não existe receita pronta. Trata-se de um estudo do seu negócio e perfil e pensar nos caminhos com base nisso. Quem vende fórmulas deste tipo está vendendo sonhos. A trilha é tortuosa e envolve mais perguntas (suas) do que respostas ou receitinhas mágicas. 

Marketing Básico para fotógrafos (de amigo para amigo) – FHOX

6 – achar que marketing é só digital – digital é tendência, mas existe o que pode ser feito no mundo real. Ou seja, ações com parceiros, estratégias presenciais. Sobretudo com o retorno graças aos efeitos da vacinação. O marketing analógico é um complemento importante e que também deve ser pensado. 

A culpa não é do preço! – FHOX

7 – achar que preço não é marketing – preço é marketing sim. Julgamos marcas e produtos com base em valores. Estratégias de preço e formas de facilitar a vida do consumidor com base em preço também compõem a atuação do marketing. Preço como tendência no marketing tem evoluído para recorrência. É por isso que os clubes de assinatura estão avançando tanto. Fazer o preço com base em achismo e sem um olhar para seus custos e quanto quer lucrar é correr o risco de pagar para trabalhar. 

8 – achar que marketing é só sobre trazer novos clientes – Lembrar que os clientes que você já serviu podem ser atendidos de novo. Ou que podem te indicar para novas pessoas. Na verdade, o melhor marketing que existe é sobre clientes felizes que fazem propaganda para você trazendo novos clientes. 

Os fundamentos da falta de marketing – FHOX

9 – achar que não faz marketing – achar que não faz não tira a percepção das pessoas sobre você e seu negócio. Elas vão julgar e perceber de alguma forma de qualquer jeito. A vantagem de fazer marketing é ter mais controle sobre isso e tentar influenciar a maneira como você é percebido. Isso é posicionamento. 

10 – achar que marketing é enganação. Se fosse verdade, grandes marcas não teriam departamentos voltados para isso. Marketing 5.0 é sobre autenticidade, valores humanos, experiência e tecnologia sem ser algo robotizado. Marketing e vira enganação quando feito de forma improvisada e mentirosa. Neste caso é o outro lado nocivo que também tem seu poder, marketing negativo também existe e prejudica tanto quando é feito da forma correta. 

No fim é como na fotografia. Fazer marketing é sobre treinar, praticar e evoluir sempre. E se não deu certo é questão de ajustar e tentar de novo. Precisando de ajuda com isso? Marketing para Fotógrafos pode te ajudar. Saiba mais aqui: Aulão de Marketing