Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

“Olhares Sobre a Pandemia” é a nova exposição da Mosaico Fotogaleria

Exposi‹o Olhares Sobre a Pandemia Foto: Carlos Alberto Silva/ Divulgacao Mosaico Fotogaleria Esta fotografia s— pode ser utilizada pelos ve’culos de comunica‹o para divulga‹o desta exposi‹o.

A mostra, que terá abertura transmitida ao vivo nesta quarta-feira (14), é fruto de uma convocatória que reuniu trabalhos de 120 fotógrafos de 11 países

A pandemia do novo coronavírus é a maior crise sanitária de nossa época. Sabendo da importância da fotografia para registrar esse momento e, ao mesmo tempo dar luz a trabalhos produzidos por vários fotógrafos durante esse período, a Mosaico Fotogaleria lança na próxima quarta-feira (14/04), às 17h, a exposição “Olhares Sobre a Pandemia”.

A mostra, que terá abertura transmitida por uma live no Instagram @mosaicofotogaleria, é fruto de uma convocatória intitulada “Olhares Sobre a Pandemia”, lançada pela galeria em fevereiro de 2021 para fotógrafos, artistas e amadores do Brasil e do mundo.

Exposição Olhares Sobre a Pandemia Foto: Gustavo Minas/ Divulgacao Mosaico Fotogaleria Esta fotografia s— pode ser utilizada pelos ve’culos de comunica‹o para divulga‹o desta exposi‹o.

“Desde o início da pandemia observamos uma grande difusão de imagens produzidas por diversos fotógrafos que abordavam esse momento histórico de maneiras bem particulares. Isso nos fez pensar em uma forma de criar um recorte dessa realidade através de uma coleção diversa e ao mesmo tempo um documento de uma época. Foi assim que surgiu a ideia da convocatória”, explica Gabriel Lordello, sócio da Mosaico Fotogaleria.

Mais de 300 fotos inscritas
O resultado da convocatória superou as expectativas dos organizadores. Foram 304 fotografias inscritas, produzidas por 120 fotógrafos diferentes, de 13 estados do Brasil, além de outros 10 países.

Na primeira etapa da seleção foram escolhidas 79 fotografias. O júri que selecionou as imagens foi formado por Miro Soares (artista visual), Orestes Locatel (fotógrafo), Arnaldo Carvalho (fotojornalista), Gabriel Lordello (fotógrafo), Tadeu Bianconi (fotógrafo) e Lobo Pasolini (curador da Mosaico Fotogaleria).

Exposição Olhares Sobre a Pandemia Foto: Gabriela Matoso/ Divulgacao Mosaico Fotogaleria Esta fotografia s— pode ser utilizada pelos ve’culos de comunica‹o para divulga‹o desta exposi‹o.

Seguindo as regras estabelecidas no edital da convocatória, as 20 fotografias mais votadas foram impressas no tamanho 60x40cm e agora fazem parte da exposição física nas paredes da galeria. As obras selecionadas e seus autores serão revelados durante a live de abertura da exposição, no próximo dia 14 às 17h, e ficarão à mostra por 45 dias.

“Com essa exposição queremos estimular ainda mais uma reflexão sobre o tema da pandemia, aproximando distintas realidades e ampliando a discussão. Conseguimos construir uma coletânea bastante plural deste presente que é tão adverso quanto o futuro é repleto de incertezas”, diz o curador Lobo Pasolini.

Exposição Olhares Sobre a Pandemia Foto: Adriana Kukla/ Divulgacao Mosaico Fotogaleria Esta fotografia s— pode ser utilizada pelos ve’culos de comunica‹o para divulga‹o desta exposi‹o.

Visitas devem ser agendadas
As visitas presenciais podem ser realizadas mediante agendamento pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br. A fotogaleria limita as visitas em até duas pessoas por vez, seguindo todas as regras sanitárias como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento entre os visitantes.

Como a pandemia está em um momento muito delicado, a fotogaleria também vai oferecer a visita guiada on-line via chamada de vídeo pelo WhastApp, mediante pré-agendemento.

“Além da exposição, a galeria planeja outros projetos para essas 304 fotografias recebidas pela convocatória, como a produção de um audiovisual, um livro, entre outras possibilidades que ainda estão sendo estudadas”, diz o fotógrafo Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico Fotogaleria.

A convocatória e a exposição “Olhares Sobre a Pandemia”são uma realização da Mosaico Fotogaleria com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc por meio do subsídio para espaços culturais, distribuídos pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.


Exposição “Olhares Sobre a Pandemia”
Abertura: dia 14/04, às 17h, ao vivo no perfil do Instagram @mosaicofotogaleria (na abertura não haverá visita presencial na galeria).
Agendamento: para agendamento de visitas presenciais ou visitas guiadas on-line (via ligação por vídeo pelo WhatsApp), basta entrar em contato pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br ou pelo telefone 27 99943-0831.