A Organização Não-Governamental ImageMagica busca usar a fotografia como um instrumento de educação e desenvolvimento. Com esse ideal em mente, eles na capital paulista o Projeto Olhar São Paulo. O objetivo da ação é levar educação ambiental para alunos de duas escolas da rede pública: E.M.E.F. Cacilda Becker e E.M.E.F. Almirante Ary Parreiras. O projeto, apoiado pelo FUMCAD, acontece entre o final de março até junho.
[media-credit name=”Divulgação” align=”alignnone” width=”1024″]
Com encontros semanais nas escolas, os educadores da ImageMagica irão trabalhar
educação ambiental com os estudantes, seus pais e professores. Nas oficinas, além dos
participantes aprenderem técnicas fotográficas. Será ensinada a importância de perceber o mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico.
“Durante os nossos projetos, eu sempre me emociono com o entendimento dos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todas esses elementos refletem nas fotografias. Em 2018, pudemos construir uma consciência ambiental através das imagens e legendas em crianças que com certeza vão fazer do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.
[media-credit name=”Divulgação” align=”alignnone” width=”1024″]
Leia mais: FHOX VISITA PROJETO ITINERANTE DA ONG IMAGEMAGICA EM FRANCO DA ROCHA, SP
Atividades e oficinas
As atividades das oficinas são guiadas pelos educadores da organização ImageMagica,
utilizando o tema “meio ambiente” como fio condutor. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.
No decorrer das atividades, os estudantes realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela própria ImageMagica para a realização dos seus projetos. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.
[media-credit name=”Divulgação” align=”alignnone” width=”1024″]
Ao final do curso, os participantes das oficinas são treinados para repassarem os conhecimentos aprendidos à sua comunidade. Além da multiplicação de conhecimento entre os alunos, os professores e pais também participam de uma oficina especial sobre o uso da fotografia como uma ferramenta de ensino multidisciplinar.
Para fechar a ação os alunos serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de participação. A escola também receberá exposição com as fotografias e mensagens criadas pelos participantes.
Serviço:
- Escola: E.M.E.F. Almirante Ary Parreiras
- Datas: todas as terças-feiras até 11 de junho
- Endereço: Rua Ipaobi, 142, Vila Babilônia, São Paulo/SP
- Escola: E.M.E.F. Cacilda Becker
- Datas: todas as quintas-feiras até 13 de junho
- Endereço: Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira, 2013, Jabaquara, São Paulo/SP
Deixe uma Mensagem