Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


O que os fotógrafos querem

Foto de Andreas Ciero
Rodrigo Ferreira – Foto de Andreas Ciero

FHOX – Em suas palestras, quais as principais demandas da plateia?

Ferreira – São pessoas que se iniciam no audiovisual, querendo montar canal no YouTube, se tornar filmmaker. Também há fotógrafos que querem acrescentar o serviço de vídeo em seu portfólio. Buscam entender como o cliente chega até mim, como gravei algum trabalho, lentes que usei, estilo de imagem; se interessam pelo making of dos meus trabalhos e os processos para chegar ao resultado.

FHOX – Tecnicamente falando, é complicado a mesma pessoa fotografar e filmar?

Ferreira – Dependendo do trabalho é muito complicado, pois são duas coisas que exigem técnicas e olhares diferentes. Para que isso seja feito de forma primorosa é necessária uma organização de workflow muito boa. Acredito que é melhor primeiro fotografar e depois gravar, não seria possível fazer os dois ao mesmo tempo, comprometeria o resultado final.

FHOX – E o equipamento?

Ferreira – Com relação aos recursos de uma boa filmadora, hoje em dia pelo custo versus benefício compensa utilizar uma mirrorless ou uma DSLR. Claro que câmeras de vídeo como a RED, a ARRI, acabam por entregar muito mais que uma DSLR ou mirrorless, porém, o custo para se ter uma dessas é muito alto, compensa locar para algum job mais elaborado, de orçamento alto.

FHOX – Quais as dicas para quem se profissionaliza?

Ferreira – A primeira é entender que o grande desafio é saber fazer muito com pouco, ou seja, conhecer muito bem o equipamento que tem em mãos. Um kit básico que indico é: 5D Mark 4, lente 50 mm Canon f/1.4, lente 24 ~ 70 mm Canon f/2.8, lente 16 ~ 35 mm Canon f/2.8, edição em Adobe Premiere Pro e um kit lapela com transmissor.

https://www.facebook.com/canonbr/videos/1743390839053818/

FHOX – Mirrorless é boa para filmar?

Ferreira – É ótima, a maioria delas tem sistema de estabilização da imagem que ajuda na hora de gravar com a câmera na mão.

FHOX – Atualmente a maior demanda por vídeo vem de anunciantes?

Ferreira – A demanda por vídeo vem de todos os lugares, não só de anunciantes. Existem vários formatos de vídeos que as empresas buscam, como por exemplo, o vídeo de pós-venda de um evento corporativo para utilização interna, comercialização de palestras, além do vídeo mais publicitário com a ideia de ser um branded content. Também há pessoas gravando vídeos para criar o canal no YouTube, produzir conteúdo para página no Facebook.

Pesquisa da Infotrends deixa claro que fotógrafos ainda estão pouco habituados ao vídeo. 72% não oferecem vídeo nos serviços

FHOX – E a fotografia?

Ferreira – Não sou fotógrafo, porém, gosto muito de fotografia. Comecei como assistente de produção de exposições fotográficas com curadoria de Eder Chiodetto. Foi a partir daí que me interessei pelo mundo da fotografia, da arte, do fotojornalismo, e fui criando uma bagagem. Tiro fotos por hobby, mas não me considero fotógrafo.

FHOX – Quais os desafios do segmento?

Ferreira – Em época de crise financeira, o importante é fazer muito com pouco, ou seja, conhecer bem o equipamento. É possível fazer um videoclipe ou um fashion film com uma lente e uma câmera, tudo depende da ideia, da locação, e de como você filma e edita. É muito importante a pré-produção, isso ajuda a organizar a filmagem para não ter problemas durante a gravação.

O mercado audiovisual passa por um momento de saturação de profissionais, hoje todo mundo quer fazer vídeo, e por isso muitos acabam por baixar preço. O filmmaker tem de valorizar o seu trabalho.

 

Mais dicas para quem quer atuar no vídeo

  • Invista em uma boa câmera para produzir vídeos; preste atenção nos recursos do equipamento, como pontos de iluminação, foco, áudio e filmagem em alta resolução (HD). Vários modelos de câmeras fotográficas preenchem esses requisitos
  • A câmera deve ter suporte para microfone externo; bom ter mais de um para garantir qualidade na captura do áudio. Saiba qual tipo atende às suas necessidades: microfone de mão, lapela ou direcional
  • Invista em em sungun, softbox, luz de fundo e painéis de led para uma boa iluminação e também em um tripé que permita movimentos com a câmera
  • Invista em uma ilha de edição para obter vídeos bem acabados; recomenda-se um processador veloz e grande quantidade de memória RAM
  • Escolha uma ferramenta profissional para edição, como Adobe Premiere Pro
>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.