News 4 anos atrás | Redação

O que as selfies dizem sobre você

Pesquisas indicam que há três tipos de perfis diferentes para aqueles que gostam de tirar fotos de si mesmos e postá-las em redes sociais.

por Revista FHOX

shutterstock_264286310

A universidade norte-americana Brigham Young tem se dedicado a descobrir o que motiva as pessoas a tirarem selfies. A ideia foi sair do estereótipo do “egocentrismo” e buscar a fundo uma explicação através de um estudo aprofundado.

A pesquisa foi publicada no jornal Communication Quarterly e revela que os motivos para tirar e divulgar selfies vão muito além da obsessão com a própria imagem. Steven Holiday, junto a uma equipe de investigadores, identificou três categorias de quem tira selfies: os comunicadores, os autobiográficos e, por fim, aqueles que se auto-promovem.

 

Os comunicadores tiram selfies para envolverem os amigos, familiares e seguidores numa mesma conversa. Para eles, o importante é uma comunicação estabelecida em dois sentidos. Exemplo disso, são artistas engajados que participam de alguma campanha ou que incentivam as pessoas em votarem em algo ou darem opiniões, como essas fotos de Anne Hathaway ou a cantora Lady Gaga.

Untitled-1

 

 

Untitled-2Já os autobiográficos usam as selfies como uma ferramenta para documentar e partilhar momentos-chave nas suas vidas e, assim, ajudar a preservar memórias significativas. Como por exemplo as fotos que tiramos de um momento muito especial em família, ou com os nossos amigos. Como o astronauta da NASA Scott Kelley, que regressou à Terra em 2016, depois de um ano no espaço.

Untitled-3

O terceiro grupo de pessoas é o mais peculiar e mais raro de todos os três identificados. Embora sejam bem perceptíveis, poucas pessoas realmente conseguem ingressar nesse segmento. Utilizar as selfies para auto-promoção requer um pouco de fama e um punhado de tempo e dinheiro para investir em tudo. Segundo Harper Anderson, ” ao documentar e partilhar as suas vidas, esperam apresentar-se a si próprias e às suas histórias de uma forma positiva”. Exemplos famosos são Taylor Swift e Kim Kardashian.

Untitled-4

Untitled-5