News 1 mês atrás | Leo Saldanha

O que a nova mostra da Japan House pode nos ensinar sobre a importância da embalagem

Na cultura japonesa o tema tem status de arte. A mostra Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão fica em cartaz até o dia 14 de março na Japan House em São Paulo.

por Revista FHOX

Embalagem Ariake - May Harbour  (Foto: Divulgação / Japan House )

Aí está uma exposição que eu gostaria muito de visitar. Embalagem é uma arte e no Japão trata-se de algo em outro nível muito acima do que outras culturas. Para quem trabalha com marketing e produtos o assunto é fascinante e inspirador. É fato que muitos negócios de fotografia tratam o produto com um estilo “mais do mesmo”. E isso tira o valor da oferta e da entrega. Reduz a percepção de um item especial, único. Pois bem, na cultura japonesa o termo tsutsumu significa empacotar, embrulhar. O ideograma representa uma criança no ventre da mãe. Logo, vai além da representação de proteção. Trata-se de acolhimento de uma coisa muito especial. No caso da fotografia são as memórias marcantes e aquilo que me é muito valioso.

Embalagem Calpi  - PETIT estará na mostra da Japan House (Foto:  Divulgação / Japan House)

A mostra da Japan House (que fica na avenida Paulista) começou ontem (19/01) e vai até março.

“São objetos que dizem muito sobre a cultura japonesa, que chamam a atenção por sua estética e pela importância dada a cada detalhe, mas que também permitem um panorama geral do hábito de consumo no país atualmente”, disse Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra.

Embalagem Waterfront estará na mostra da Japan House (Foto: Divulgação / Japan House)

Existe uma noção muitas vezes errada de que só o que é mais caro e luxuoso merece uma embalagem diferenciada. Contudo, vemos no mercado em soluções simples e geniais que mudaram a forma como usamos produtos. A embalagem funcional para facilitar carregar. Ou para poder segurar o copo do Starbucks sem queimar os dedos. Coisas simples que talvez tenham sido influenciadas de longa data pela arte japonesa de embrulhar. Na fotografia nota-se que muitas vezes o fotógrafo vai pelo caminho do que funciona com todo mundo. O que explica tanta coisa igual (depois reclamam da guerra de preços).

Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo

No caso das lojas de fotos é mais surpreendente ver que ainda existem lojas que trabalham com a mesma embalagem do fim dos anos 1990. O mercado evoluiu e as opções dos fornecedores parecem ter acompanhado. Aliás, os próprios empreendedores buscam a diferenciação suprema criando soluções de embalagens únicas. Pois o que é único, vale mais.

Embalagem BONBO estará na mostra da Japan House (Foto: Divulgação / Japan House)

Na mostra estão expostas embalagens diferenciadas de alimentos, bebidas e cosméticos. Não só com um caráter de diversão, mas também com preocupação de questões ecológicas. Por lá, os visitantes poderão ver como funciona a técnica do Furoshiki. Que envolve tecidos quadrados para embalar objetos com amarrações e outras técnicas mais sofisticadas. As embalagens expostas na mostra fazem parte de uma seleção de itens premiados no Japan Package Design Awards prêmio criado em 1985 para destacar o trabalho de designers que desenvolvem embalagens sofisticados com apreço pela facilidade de usar, estética e sobretudo para adicionar valor ao produto. Para visitar a exposição e se inspirar você deve agendar no site: Japan House (japanhousesp.com.br)

Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo Vida&Arte

Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo

Japan House eleva embalagens nipônicas ao status de obras de arte | CASACOR

Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo – Grupo Masipack  | Open House

Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo

Japan House eleva embalagens nipônicas ao status de obras de arte | CASACOR

Japan House São Paulo abre exposição sobre design de embalagens | Metro  World News