News 3 anos atrás | Leo Saldanha

O primeiro acidente aéreo com drone pode ter acontecido nos Estados Unidos

por Revista FHOX

Caso de colisão de um helicóptero com o dispositivo aconteceu na Carolina no Sul

A notícia ganhou importância por ser um provável primeiro caso do gênero a ocorrer naquele país. A ocorrência foi na aterrissagem de um helicóptero na última quarta-feira durante um voo de instrução. Piloto e aluno disseram para as autoridades que o drone apareceu na frente do helicóptero (eles dizem que o drone parecia um DJI Phantom) e eles tiveram que fazer uma manobra evasiva que levou a aeronave a bater em uma árvore.

>> Esse vídeo de um avião em Las Vegas filmado por um drone está sendo investigado

Os dois tripulantes não se machucaram, mas a cauda do helicóptero ficou bem danificada. O R22 da Robinson Helicopter caiu em Charleston. As informações são de um comunicado da Agência Federal de Aviação dos EUA. O órgão ainda não confirmou se tratar de um drone. Trata-se do segundo possível acidente em menos de uma semana envolvendo drones e aeronaves nos Estados Unidos. Existem inúmeras regras de voo com drones que devem ser seguidas. O problema é que muitos operadores trabalham de forma ilegal e sem seguir as regras.

A DJI, maior fabricante e líder mundial desse mercado disse que está analisando dados da região naquele horário e dia para ajudar nas investigações.

Não se sabe se é exatamente um modelo da marca, até porque o fabricante criou bloqueios para operações irregulares. Contudo, existem possíveis formas de se hackear os drones da marca. A associação ligada às companhias aéreas norte-americanas disse que aumenta cada vez mais a possibilidade de acidentes com drones e aviões e helicópteros. No Brasil, um caso recente de um voo desviado e do fechamento do aeroporto de Congonhas por conta de um drone causou forte repercussão. Veja mais aqui: >> Drone causa grandes problemas em Congonhas

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.