News 2 meses atrás | Leo Saldanha

“O objetivo do marketing é reduzir a necessidade de vender”

A frase acima é do mestre mundial do marketing Philip Kotler. Entenda como isso faz muito sentido para quem vive da fotografia

por Revista FHOX

O bom marketing nem parece como tal. Não tem cara de anúncio e nem aparência de alguma ação promocional. Simples assim. Na prática é bem mais complicado do que isso. Como você vende algo se não propaga?

E o mais intrigante é que fotógrafos e negócios de fotografia em geral fazem justamente o contrário: anunciam antes na ânsia de vender. Só que não vendem direito porque não fizeram o trabalho anterior.

De planejar, criar uma linha mestra da segmentação, posicionamento da marca (com base na essência do negócio) e atacando no alvo (onde o público se encontra). Enfim, sem uma estratégia, sem foco no produto (ou serviço) tentar divulgar não vai dar resultado. Ou pior: vai levar a única saída viável. Baixar o preço e usar a divulgação para atrair os clientes com base nisso.

Nesse caso a ideia é vender o quanto antes. Se tenho que vender vou postar no Insta e no Face ou enviar um e-mail ou no WhatsApp. “PROMOÇÃO IMPERDÍVEL DO MEU ENSAIO EXCLUSIVO POR XXX REAIS”. A frase vai acompanhada de uma foto do seu trabalho e você recebe algumas curtidas, emojis 😊, um obrigado e com sorte uma resposta do tipo: “vou falar com meu marido e te respondo”. Enfim, a gente já sabe qual é a resposta nessa última alternativa.

Marketing é a arte de criar valor genuíno aos clientes 

O processo envolve todos do mercado. Na ânsia de divulgar e aparecer, o fotógrafo promove sem pensar em todo o resto. Talvez a explicação aqui seja a parte da vaidade e da paixão. Amo as minhas fotos e quero mostrar para todo mundo. O fato é que nesse ponto está correto. A fotografia é, antes de mais nada, o marketing inicial. Sua foto passa uma mensagem (seja ela boa ou ruim).

O que falta, por outro lado, é gerar uma conversa. Pois a promoção no marketing 4.0 virou conversa. Como você faz para conversar com seus clientes? A confusão hoje no ramo é que vendas é marketing. Que você deve aplicar técnicas de vendas para atrair clientes. Mantê-los por perto já é outra história. O papel da venda é fechar o negócio. Gerar o faturamento. Por fim, isso é bem óbvio.

83 tipos de marketing

Atrair e manter clientes é papel do marketing. Qual você tem feito? A resposta é mais complexa do que parece. Você sabia que existem dezenas de tipos de marketing. Para ser mais exato…são mais de 80 estilos. Vamos ver alguns:

Marketing em tempo real – nas redes sociais você consegue conversar e sentir os desejos, necessidades agora. Acompanhando, perguntando, criando em colaboração. Não usar esse efeito do que ocorre ao vivo é um grande desperdício. Afinal, usar uma Live, um post no Instagram ou outra rede social se encaixa bem nesse exemplo…

Marketing de conteúdo – você como profissional da imagem gera conteúdos o tempo todo.  Seja com fotos, vídeos, textos, histórias ou relatos. Você aproveita esses conteúdos adaptados para cada canal? Pode ser combinado com suas redes sociais, no seu site e afins. Mas poderia até ser um evento presencial com parceiros e atraindo seus prospects e consumidores.

Marketing de permissão – é pegar sua base de seguidores e pedir a autorização deles para conversar com mais frequência. Foi a partir da criação desse tipo de marketing que surgiu o inbound marketing. Mas não adianta ter a autorização para criar pseudos histórias e bombardear seus clientes ou interessados com e-mails. Assim como utilizar outras formas de contato para tentar vender, pois dá na mesma que o velho estilo de vender, o tal do funil de vendas em tudo o que está relacionado no marketing digital. Gerar contatos e cadastros para enviar comunicação com frequência por e-mail e afins. A chance de se desgastar aqui é considerável.

Marketing

O marketing não é uma coisa tão nova

A principio, a verdade é que existem muitas variações de marketing e suas denominações. Alguns especialistas falam em mais de 20 estilos como os mais usados hoje. Entre eles o outbound marketing que faz o barulho de forma aberta (propaganda em tevê é um bom exemplo disso). O marketing não é uma coisa tão nova. São 60 anos de história.

Logo é bem mais jovem do que a fotografia que tem dois séculos de história. O que todo marketing independente de qualquer coisa deveria ter é a mesma função. Conseguir fazer você vender mais de forma indireta. Pois na essência a definição é a mesma independente do tipo. “Eu preciso atrair e manter clientes”.

O que representa de forma concreta gerar valor para a sua marca. O consumidor da fotografia tem que perceber o valor do que oferece. Incitar o desejo, criar uma experiência e fazer com que ele retorne e te indique. Sabemos que nenhum desses pontos é coisa fácil de fazer. Para Kotler e outros grandes nomes do marketing mundial marketing é uma coisa só. Digital, analógico, live marketing…no fim é tudo a mesma coisa.

Marketing x Vendas 

Marketing

Quando estiver mal nos negócios não confunda vendas com marketing. Não diga que é um vendedor capenga ou ruim de marketing. Uma coisa é diferente da outra. Adicione uma proposta valiosa no produto ou serviço. Demonstre isso claramente pensando na estratégia completa. Não será o anúncio, propaganda ou coisa do gênero que vai resolver seus problemas se o seu produto é ruim.

Entenda produto como o álbum, a qualidade das fotos, a experiência na sessão e todo o resto. Crie valor para a sua marca em todas as etapas. O mundo perfeito para as marcas é chegar em um ponto tão favorável que as pessoas vão comprar naturalmente. Sobretudo pela indicação de um trabalho bem feito.

O consumidor curtiu tanto que comenta com amigos e parentes. Assim como esse é, por fim, o melhor marketing que existe. Para os clientes o que vale mais é notar que aquele produto ou serviço foi feito para mim. Isso sim é função do novo marketing.

Marketing

Tendências para o marketing 4.0

Produto colaborativo – criado em conjunto com os clientes. “eu fiz isso para você”. Colaboração. Aqui importante é ouvir. O conflito para o fotógrafo é que ele se vê como artista. Então como vou criar para meu cliente se sou eu quem crio as fotos? Pensar dessa forma, certamente, não vai te ajudar. Logo, ouça e se adapte. Até grandes pintores e escultores criaram obras sob encomenda e continuaram sendo grandes artistas.

Ponto físico não é mais fundamental – Agora é mais sobre marketplace. Seja o Instagram ou um site. É sobre ter presença constante para aparecer para os clientes. Ou seja, presença é estar onde seus clientes estão. Então onde estão seus clientes?

Promoção virou conversa – Como você está conversando e gerando essas conversas com seus prospects e clientes? Frequentemente você precisará ouvir, responder e criar para eles. Por outro lado, talvez o novo papel da divulgação seja contar histórias dos próprios clientes e não só falar da sua última grande novidade incrível que só você quis criar.

Preço é recorrência – O cliente compra uma vez e some? Definitivamente, esse cenário da venda avulsa é o pior dos mundos. Você não quer que ele retorne? Afinal, grandes marcas e pequenos negócios de sucesso que entenderam isso já fazem uso da venda recorrente. Em suma, o cliente que compra sempre já ocorre na fotografia.

Como conquistar a fidelidade do cliente 

É aquele casal que depois do casamento chamou o fotógrafo para fazer a gestante, parto e todas as etapas importantes da família. A fotógrafa de aniversário que é chamada todos os anos para retratar as crianças. O fotógrafo da família que faz o acompanhamento do bebê, depois batizado, depois o primeiro aniversário e por aí vai. Como você pode fazer o cliente comprar de você com frequência?

O marketing 4.0, contudo, aborda todas essas questões, pois abarca o consumidor conectado.  Logo, aquela pessoa que anda com um “computador no bolso” e que consegue opinar, pesquisar e compartilhar as experiências com as marcas no mundo “real”.

Afinal, em um mundo de hiper concorrência os desafios não são poucos. Por tanto, conte com a ENF e o R.U.M.O. para te ajudar no que for possível.

Informações: leo@fhox.com.br ou WhatsApp 👉🏼 RUMO_By_ENF

Marketing