News Smartfhox 7 meses atrás | Leo Saldanha

O melhor smartphone do mundo para fotografar chegou ao Brasil

Huawei lança o modelo P30 Pro no país em evento exclusivo em São Paulo. Aparelho chegará ao país oficialmente no próximo dia 17 de maio

por Revista FHOX

Huawei lança o modelo P30 Pro no país em evento exclusivo em São Paulo. Aparelho chegará ao país oficialmente no próximo dia 17 de maio

O Huawei P30 Pro finalmente chega ao Brasil. Trata-se do melhor dispositivo móvel do mundo para fotografar segundo a respeitada plataforma online de avaliação DxO Mark. O smartphone traz um revolucionário zoom óptico de 5x (e 50x com função digital). Com lentes Leica e sofisticados recursos de inteligência artificial, o P30 Pro chega para dar trabalho aos aparelhos de ponta da Apple e Samsung. Além do modelo, a fabricante chinesa vai lançar outras versões mais acessíveis mas não menos sofisticadas para o mercado brasileiro.

Vale destacar que o P30 Pro traz outros recursos poderosos como capacidade de fotografar em condições de baixíssima luminosidade. Além do smartphone se adaptar automaticamente a diferentes cenas graças ao sistema de aprendizado de máquina. A câmera de selfie vem com 32 megapixels e fica inserida direto na tela (notch). Já a câmera frontal é quádrupla com lentes Leica e sensores Sony. O principal deles com 40 megapixels.

Por que o lançamento é importante? Primeiro por proporcionar a quebra da hegemonia e de tecnologia de ponta da Apple e da Samsung também aqui no mercado brasileiro. Segundo, o modelo indica tendências claras. Caso da função de luminosidade para fotos escuras. Algo que aumenta em 40% a luz nas fotos escuras. O P30 Pro é a confirmação do avanço da fotografia computacional e quebra outra importante fronteira que até então parecia impossível para os smartphones, a questão do zoom nos dispositivos móveis.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Contudo, o retorno da Huawei não chega sem grandes desafios. Como o preço alto do modelo (na faixa dos 5 mil reais) e a forte batalha pela atenção (marketing) em um ambiente dominado por inúmeras concorrentes. Talvez nesse ponto a resposta da empresa seja justamente a oferta de versões mais acessíveis. Caso do P30 Lite (que vem com câmera tripla e custa metade do valor do P30 Pro).

O fato é que o Huawei P30 Pro chega com valor competitivo em comparação com os modelos Samsung S10 e iPhones. O interesse da marca pela região é tamanho que já no segundo semestre desse ano a empresa deve fabricar smartphones no Brasil. Um ponto delicado é questão de privacidade. Diversos sites daqui e de fora pontuaram sobre problemas de invasão de privacidade com um aparelho como o P30 Pro. Por conta do zoom digital de 50x. Saiba mais: https://consumer.huawei.com/br/

A chegada da marca ao Brasil repercutiu nos principais sites de tecnologia e em portais de notícias. Destacamos abaixo a matéria do Estado de SP.

Segundo a Huawei, a empresa já vendeu 206 milhões de celulares no mundo. “O preço não é obstáculo se o consumidor enxergar o diferencial do produto”, disse José Luiz do Nascimento, diretor de vendas da Huawei no Brasil, em entrevista ao Estado. “Nossa estratégia de focar no setor premium tem dado certo”. Para voltar ao mercado brasileiro, a Huawei fez uma pesquisa em parceria com a Nielsen, que identificou o crescimento do segmento preumium no Brasil. “Optamos por trazer a melhor tecnologia para o cliente brasileiro, mas também ampliamos o leque, com a opção Lite, para atingirmos mais consumidores que querem ter contato com a marca”, afirmou o executivo. Hoje, a Huawei está presente em 170 países. 

O ponto forte da linha P30 da Huawei é a câmera poderosa. O P30 Pro tem um sistema de quatro câmeras em sua parte traseira, desenvolvido em parceria com a empresa alemã de câmera Leica. O aparelho tem uma câmera principal (40MP, 27mm, f/1.6), uma grande angular (20 MP, 16mm, f/2.2), uma chamada telephoto (8MP, 125mm, f/3.4) e uma última responsável por detecção de profundidade.

O P30 Pro também tem um sensor que utiliza uma tecnologia que substitui o tradicional pixel vermelho, verde e azul por pixels que têm vermelho, azul e amarelo, o que supostamente aumenta em 40% a captura de luz e resulta em fotos melhores. Outra habilidade do smartphone é tirar boas fotos em ambientes escuros. Já o P30 Lite tem um sistema de câmeras inferior ao do Pro: são três, de 24 MP, 8 MP e 2 MP. As câmeras de selfies de ambos os aparelhos, entretanto, têm 32 MP. 

Leia também: Movimento Imprimir 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.