News 11 meses atrás | Redação

O Google Images ficou mais justo com os fotógrafos

O buscador mais popular do mundo agora conta com os metadados, crédito e aviso de direitos autorais nas imagens da galeria de busca de imagens

por Revista FHOX

O Google completou 20 anos na última quinta (27). Para comemorar a plataforma de busca anunciou uma série de novidades. Todas em prol de melhorias para os usuários. Uma delas envolve diretamente os fotógrafos e seus direitos autorais. A partir de agora, o Google Images passa a exibir metadados relevantes e outras informações importantes acerca de cada foto mostrada. Outra mudança é a reformulação do algoritmo que classifica os resultados. Tudo para dar destaque nas buscas que indiquem imagens com estética mais apurada e com conteúdos de alto nível. Tudo relacionado aos termos pesquisados.

Foto: Daily News

A boa notícia para fotógrafos é a aliança do Google Images com a organização de direitos fotográficos, a CEPIC e ao IPTC que cuida dos padrões de mídia global. Com isso, exibindo crédito e metadados. Indicando assim o proprietário dos direitos autorais e os créditos daquela foto. E o melhor: um aviso dos direitos autorais. Outra novidade é que o Google Images vai lançar o AMP Stories. Uma ferramenta que vai permitir aos editores e empresas que publiquem informações com visual atraente e forte apelo estético. Associado ainda com o Google Lens (realidade aumentada) para que usuários possam usar a ferramenta para encontrar imagens semelhantes usando dispositivos móveis. A notícia dos metadados e crédito junto ao aviso de direitos autorais é um pedido de longa data de fotógrafos e criadores visuais em geral.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.