News 1 ano atrás | Leo Saldanha

O Flickr vai mudar de novo

por Revista FHOX

E é bom você resgatar suas fotos da comunidade ou a empresa vai deletar boa parte delas se estiver fora da quantidade mínima

O Flickr foi comprado esse ano pela SmugMug (abril passado). E a primeira grande mudança foi anunciada essa semana. O uso grátis ficará restrito para mil fotos armazenadas dentro do site. Para ter mais espaço, o interessado terá que pagar pela versão Pro. A boa notícia é que tem um valor especial até o fim desse mês para assinar. A má notícia é que a partir de 2019 (fevereiro) as fotografias mais antigas serão deletadas. Novos uploads para contas grátis para quem tiver conta grátis com mil fotos não serão aceitas a partir de 9 de janeiro de 2019.

O SmugMug explicou que a mudança vai beneficiar a comunidade. Lembrando que são 100 milhôes de usuários no mundo todo. Antes o Flickr dava 1 terabyte de graça e a direção do SmugMug crê que essas pessoas que entraram no Flickrs por conta do armazenamento grátis não faziam parte de verdade do Flickr.

Já a versão paga dará armazenamento ilimitado ao preço de 5,99 dólares mensais ou 50 dólares ao ano. O Flickr Pro não tem anúncios e inclui suporte para fotos 5K de 26 MP. E vídeos de dez minutos. Além disso, o SmugMug promete descontos com parceiros como Adobe, Blurb e outros. A grande questão nem é essa! Será que a comunidade que já foi uma das mais fortes da fotografia online conseguirá retomar a relevância com tantas opções grátis e engenhosas no mercado.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.