News 4 anos atrás | Redação

O cúmulo do plágio

Caso ganhou repercussão nas redes sociais. Fotógrafos são copiados ao extremo por seguidora do Instagram

por Revista FHOX

17-25

Lauren Bullen e Jack Morris são fotógrafos que viajam pelo mundo clicando lugares incríveis. Tudo pago por patrocinadores em busca de divulgação. Juntos, eles contam com mais de 2 milhões de seguidores e uma espetacular coleção de fotografias.

Tudo ia bem, até que uma conta no Instagram decidiu não só seguir os passos deles, como também copiar cada imagem. E copiou nos mínimos detalhes. Não só as locações como também as roupas, composições e poses. Uma brincadeira que deve ter custado uma fortuna. Os sites Petapixel e Design You Trust destacaram a história bizarra. Contudo, parece que faltou uma observação sobre a conduta dos dois profissionais. Nos Estados Unidos cresce a preocupação com Instagrammers profissionais que não indicam que estão fazendo “propaganda”. Ou seja, só colocar hashtag da marca não é o bastante. O influenciador deveria indicar claramente que aquilo é um anúncio (colocando a hashtag #ad). Algo que levanta diversos debates entre agências e orgãos reguladores daquele país. Importante dizer que Lauren deixar claro o “merchan” em vários posts.

2-61

O casal de fotógrafo disse ter ficado assustado e que é uma profissão e que não se trata de uma brincadeira. Lauren disse ainda em seu site que bloqueou a seguidora obcecada. Ela e o marido se mostraram chocados com a perseguição. E você? O que acha desse tipo de comportamento? Lembrando que cópia é rotina na vida de muitos fotógrafos profissionais.

Atualização: O site Business Insider diz que a história toda pode ser uma armação da fotógrafa para atrair mais seguidores e mídia espontânea. Se for verdade é ainda pior do que uma fã obcecada. Surreal. http://www.businessinsider.com.au/travel-blogger-fishy-claims-about-copycat-2016-11