News 5 anos atrás | Diogo Amorim

O Congresso Fotografar quer sacudir a sua cabeça!

Um convite para navegar em outros mares para arejar e se reinventar. Sem vender sonhos

por Revista FHOX

Ousadia. É como se define a programação do Congresso Fotografar 2016. O Conselho do Congresso e FHOX, após vários encontros e discussões acaloradas, definiram os nomes e temas das palestras. São apostas fora do lugar comum para reciclar olhares e negócios. Vamos lá para alguns destaques.

SuperTerça – A fotografia de casamento vive um momento em que carece de transformação. Atingiu um nível técnico muito bom, mas são raros os olhares inovadores. Para questionar e fazer pensar teremos Ji Lee. Entre no site pleaseenjoy e você entenderá do que se trata. Ji está entre os 50 designers mais influentes da América pela FastCompany, foi diretor de arte na Saatchi&Saatchi, diretor criativo do Google e hoje é responsável pela estratégia de criação do Facebook e Instagram.

foto branco prata - 1
Crédito: Branco Prata

Seus trabalhos ilustram Times Magazine, GQ, Variety, NYTimes, entre outros. Oportunidade única para despertar a criatividade. No Brasil já se veem fotógrafos da geração digital experimentando câmeras analógicas Mamiya 645 usadas. Na Europa é um movimento forte. Busca por diferenciação ou por uma slow photography e um fluxo de trabalho mais simples? Branco Prata está à frente desta tendência. Fotografa casamento com uma Contax 645! Baseado em Portugal, faz destination wedding. A empresa ainda oferece design floral, direção criativa e styling para noivos. Ficou curioso? Venha conhecê-los.

Você deve ter lido sobre o álbum de ouro de 50 mil reais! Ação de marketing certeira que gerou mídia espontânea em vários veículos. Essa inquietação é característica de Nattan Carvalho. Agora ele reinventa um produto em parceria com o laboratório Viacolor: o álbum que fica pronto durante o casamento! E as fotos? Claro, são lindas.

Crédito: Layla Eloá
Crédito: Layla Eloá

Sonho para muitos é realidade para Layla Eloá: fotografar mundo afora. Já registrou casamentos na Austrália, França, Inglaterra, EUA, Caribe e Brasil. Mora em Chicago, mas vem com frequência ao Brasil. Até chegar à fotografia de casamento e família passou por eventos esportivos, corporativos, moda, arquitetura. Toda essa bagagem está em seu olhar.

Filho de peixe, peixinho é. A fotografia é um ofício transmitido por gerações em muitas famílias. E é uma responsabilidade e tanto. Desafio maior é se destacar individualmente. É o que Bruno Stuckert tem conseguido mostrar na sua trajetória. Quarta geração de fotógrafos e profissional desde os 18 anos, Bruno apresentará um trabalho original e consistente.

SuperQuarta – A fotografia de família já é bastante consumida. Porém, vende-se muito a quantidade de fotos ou o tempo da sessão. Será que é isso que o cliente busca? E o seu trabalho não está igual ao dos colegas? Pasteurizado e editado demais? Quando olhares diferenciados respondem à questão de onde vem inspiração a maioria diz: viagens e cinema.
Para falar de olhar cinematográfico teremos nada menos que Walter Carvalho no palco da Fotografar! Na sua extensa filmografia como diretor e diretor de fotografia estão os premiados “Central do Brasil”, “Carandiru”, “Janela da Alma”, “Abril Despedaçado”, “Sargento Getúlio”, “Terra Estrangeira”, “O Céu de Suely”, entre tantos outros. Quer mais inspirador? Ganhar a confiança de poder entrar em uma família e conviver o dia todo para conhecer a sua dinâmica não é para todos. Documentar em fotos esses momentos é o que tem motivado Renato dPaula, reconhecido fotógrafo de casamento. Você não viu nada igual ao que ele tem feito. Um novo olhar na foto de família.

foto -Renato dPaula - 3
Crédiot: Renato dPaula

Felicidade no dia a dia, delicadeza e simplicidade. O trabalho do Panoptes emana alegria. Parece até que as fotos têm som de tanta energia! Para exercitar a criatividade sempre estão desenvolvendo algum trabalho autoral em paralelo.

foto - Panoptes - 4
Crédito: Panoptes

Você conhece algum fotógrafo do Acre? Pois você vai conhecer uma das melhores. Nay Menezes fotografa o amor com estética rara. Seu olhar sobre as relações familiares pode ser de qualquer lugar do mundo. E ela não é ótima só nas imagens, não. É muito boa nas palavras. De outro extremo do País, virá Giselle Sauer para mostrar suas fotos de família, bebês, aniversários. E tem família de todo tipo. O que importa é o amor. Também tem optado por passar horas no convívio fami- liar para registrar a vida real, com chororôs, birras, babas, amassos e gargalhadas.

SuperQuinta – A fotografia de recém-nascido virou febre. Tem sustentado estúdios pelo Brasil e envolve vários desafios: segurança, conhecimento fisiológico, infraestrutura nas instalações, delicadeza, paciência. Erin Elizabeth Hoskins é americana baseada em Perth, Austrália. Reconhecida pelos colegas de fotografia de newborn por seus vídeos tutoriais e, lógico, fotos maravilhosas. É premiada internacionalmente por fotos de família. Sua maneira simples de trabalhar, sempre explorando luz natural, resulta em imagens incríveis.

foto - Erin Elizabeth - 5
Crédito: Erin Elizabeth Hoskins

Vanessa Gori, antes Kohler, é formada em jornalismo. Foi finalista do prêmio Wedding Best 2014. Tem se dedicado intensamente à fotografia de família e gestantes. Contar histórias com emoção, cores e sofisticação é a sua assinatura. Lidi Lopez já apareceu em revistas, programas de tevê, fotografou gestantes famosas e depois seus bebês. Desenvolveu projetos para crianças com câncer e em favor da causa pet.

Tem três estúdios na capital paulista, com cenários de cinema. Viaja pelo Brasil e EUA para dar workshops. Suas fotos têm uma aura de sonhos. Ela falará de modelo de negócios. Catianne Oliveira é piauiense. Formada em Artes Plásticas, especializou-se em fotografia de recém-nascidos e abriu o primeiro estúdio de newborn de Ter sina. Apresentou-se na Arena do FHOX Talks na Fotografar 2015. Recentemente ganhou o prêmio de Melhor Fotografia Infantil de Teresina, da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, pela relevância de seu trabalho na cidade.

foto - Erika Muniz - 6
Crédito: Erika Muniz

Para completar, a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) fará apresentação sobre o panorama deste segmento e tendências.
Como você viu, o Congresso Fotografar 2016 estará mais que especial e à altura das comemorações de dez anos da Feira Fotografar. Tudo feito com muito zelo e responsabilidade. Até lá! Enjoy!