News 2 anos atrás | Redação

Novo vídeo do Banksy mostra a ação da obra que se “autodestruiu” em detalhes

Sotheby´s também divulgou mais informações dos bastidores da obra de arte

por Revista FHOX

Agora que já faz algumas semanas da jogada de Banksy começaram a aparecer mais informações sobre o caso. Primeiro, o artista misterioso diz que na verdade a obra “A menina com o balão” deveria ter sido destruída por completo. Ou seja, algo deu errado na hora. Segundo, a Sotheby’s disse que antes do leilão existiam uma série de condições impostas por Banksy. Entre elas de que não poderia ser retirado o trabalho da moldura. Banksy lançou um novo vídeo que mostra tudo em detalhes. Veja:

O fato é que a instalação artística criada por Banksy em tempo real acabou gerando uma obra final ainda mais valiosa. Mesmo depois de ser semidestruída, “A Menina com o Balão” acabou valendo 50% acima do valor do lance final (de cinco milhões de reais). Bom para quem arrematou. Seja como for, a jogada de Banksy acabou sendo entendida como uma ação de marketing. Mais até do que uma crítica ao mundo da arte como ele talvez imaginasse.

Sotheby´s e o artista negaram que a casa de leilão sabia de tudo. O Sotheby´s acredita que quem comprou a obra seja próximo de Banksy de alguma forma. Algumas condições foram impostas antes da venda. Que a obra deveria ficar pendurada na sala de leilões e que a moldura deveria ficar junto com a arte. Isso, porque a casa queria retirar a moldura. Seja como for, a iniciativa de Banksy pegou todo mundo de surpresa e intencionalmente ou não, roubou a cena do mundo da arte com um ato inusitado e original.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.