Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


“Expedição Savana Africana”, novo livro de Alberto Takaoka é lançado amanhã em São Paulo

Após dedicar 10 anos registrando o intrépido cotidiano dos bombeiros em imagens impressionantes, Alberto Takaoka, fotógrafo de reconhecida notoriedade junto ao público e imprensa, voltou seu olhar para outra estética igualmente emocionante: a majestosa fauna que habita as savanas do lendário Parque Kruger, a grande reserva de vida natural da África do Sul, chamado “Expedição Savana Africana”.

O parque, reconhecido como um dos mais importantes destinos de turismo do mundo passou por uma transformação, aboliu a caça predatória e adotou exclusivamente a preservação passando a oferecer para o público visitante a wildlife viewing, uma prática conservacionista que atua com a observação, vivências e registros fotográficos da vida selvagem.

Lançamento ocorre amanhã, 11 de março, em São Paulo.

Alberto esteve seis vezes na África imerso em exercícios de paciência, percepção e perícia técnica, vivenciando a atmosfera dos animais em seu habitat. Esta sensível produção fotográfica pode ser vista agora no livro Expedição Savana Africana com texto assinado por Rubens Fernandes Junior, prestigiado curador e crítico de fotografia, impresso e publicado pela Ipsis Gráfica e Editora.

Com fotografias realizadas em momentos quase meditativos de longas observações em busca de uma composição naturalmente harmoniosa e outras que expõem o sublime das situações imprevisíveis, o livro Expedição Savana Africana mostra em imagens, sem manipulações, esta fauna única que habita a extraordinária paisagem do território do parque, experiência que o fotógrafo descreve como “uma incrível e inesquecível jornada em meio à natureza ancestral.”

Serviço:

Lançamento do livro Expedição Savana Africana de Alberto Takaoka
Quando: 11 de março, 19h
Onde: Livraria da Vila unidade Shopping JK Iguatemi
Av. Juscelino Kubitschek, 2041
Loja 335/336 – Piso 2 – Itaim Bibi
Preço de capa: R$ 180,00

Confira algumas das imagens que compõem a obra:

Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.
Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.
Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.
Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.
Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.
Savana Africana. Foto: Alberto Takaoka.

Sobre o fotógrafo

Alberto Takaoka, filho de Yojiro Takaoka, fundador de Alphaville é engenheiro civil de formação, diretor de fotografia e fotógrafo autodidata por paixão. Atuou voluntariamente como fotojornalista durante 10 anos para o Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo, registrando imagens impressionantes sobre o trabalho destes heróis urbanos.

Recebeu uma autorização especial da corporação para ficar no quartel à espera de algum chamado onde viveu momentos de intensa emoção. “A cada alarme que soava determinando a saída imediata da viatura, vinha aquele sentimento bom de esperança de imaginar que os bombeiros iriam salvar vidas”, comenta. Este trabalho, composto de fotografias impactantes, intitulado “Heróis do Fogo”, resultou em uma documentação única e grande notoriedade que levou a realização de diversas exposições fotográficas pela cidade de São Paulo com sucesso junto ao público e a mídia.

O interesse de Alberto Takaoka pela fotografia surgiu ainda na adolescência, registrando, já com um olhar especial, sua vida cotidiana e viagens. Ao longo dos anos se dedicou a pesquisar e captar pessoas e países, documentando seus diferentes costumes, culturas e patrimônios históricos e imateriais.

Em 2017, lançou “Heróis do Fogo” livro que documenta com esmero a homenagem do fotógrafo ao valoroso trabalho dos bombeiros, o lançamento da obra foi realizado em uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sobre a IPSIS GRÁFICA E EDITORA – www.ipsis.com.br

A Ipsis Gráfica e Editora S/A, empresa com mais de 70 anos de atuação, é reconhecida por sua excelência gráfica, patamar alcançado através de constantes investimentos em pesquisas, técnicas, equipamentos e materiais especiais e na troca de experiências com editores, produtores culturais, designers, fotógrafos e artistas plásticos visando à obtenção plena de um alto padrão de qualidade.

Considerada a melhor gráfica editorial do país, tornou-se um referencial na produção de livros de arte e de literatura, luxuosas revistas segmentadas, bem como catálogos e relatórios anuais empresariais. A Ipsis também se distingue por ser a gráfica nacional mais premiada, condecorada mais de uma vez com o “Fernando Pini”, Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica, com o latino “Theobaldo de Nigris” e o internacional “The Premier Print Awards – Printing Industries of América”, conhecido como “Benny”.

Instalada desde 2011 em um moderno parque industrial de 12.000 m2 no município de Santo André, São Paulo, a empresa é autossuficiente na maioria das etapas de produção, conta com mais de 250 colaboradores diretos e indiretos e empenha-se constantemente para sedimentar processos já certificados como o FSC® e ISO 9001: 2008.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br