News 1 mês atrás | Flávio A. Priori

Noiva faz um “checklist” de álbum e ameaça não pagar fotógrafo

Lista é para garantir que profissional fará exatamente o desejo dos noivos

por Revista FHOX

Quando um contrato para fotografar um casamento é fechado, é importante que noivos e o fotógrafo conversem para alinhas alguns pontos. Uma conversa clara facilita a vida de todo mundo. Contudo, uma noiva que queria controlar um pouco demais o rumo das coisas.

Uma noiva postou em seu perfil no Facebook uma lista de tópicos aos quais o fotógrafo deveria tirar fotos. Caso o profissional não cumprisse com todos os pedidos, ela não efetuaria o pagamento do serviço.

noiva

Em tradução livre: “CONSELHO! Essa é provavelmente a única coisa ‘Faça você mesmo’ que vocês todos me verão fazendo. Lol. Eu ouvi várias pessoas que já se casaram e elas disseram que um dos grandes erros que cometeram foi não falar para o fotógrafo todas as fotos que eles queriam ou não lembrar do assunto. Dessa forma, vou usar as próximas cinco páginas para escrever cada foto detalhadamente na forma de uma lista. Assim posso passá-la ao fotógrafo e ele não receberá o pagamento final até que todas tenham sido tiradas. Da festa, de nós andando pela recepção da ilha, etc. Essas mesmas regras se aplicam ao filmógrafo. Eu irei escrever vídeos específicos que eu quero, inteiros ou editados, etc. É um evento único e eu quero ter certeza que terei cada foto e cada vídeo que eu quiser. Espero que isso ajude alguém que esteja com problemas de planejamento“.

Como imaginado, as reações ao “guia” não foram muito boas, especialmente de profissionais da área. Muitos explicaram que esse método é totalmente impraticável. Por mais que todos os envolvidos devam alinhar seus pensamentos e os fotógrafos sempre entrem para fazer se melhor, realizar um “checklist” é fora de cabimento.

O caso é um tanto quanto extremo, mas serve para ilustrar a importância de um contrato claro e bem detalhando. É preciso deixar claro quais as obrigações e o que será ou não entregue pelo profissional além, é claro, das formas de pagamento. Você já passou por algo assim? Algumas experiência diferente, com exigências inusitadas? Compartilhe com a gente.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.