Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Negócio com foto: um bom momento para reposicionamento de mercado

Com todas as transformações e impactos da pandemia, buscar um novo caminho próximo do seu segmento na fotografia pode ser a melhor opção

Questão básica do marketing, o posicionamento de mercado é (ou pelo menos deveria ser) o início da definição da estratégia e identidade de qualquer negócio. Não é diferente na fotografia. Vale para empreendedores de qualquer segmento do nosso mercado. Posicionamento de mercado é como as pessoas te percebem. É a posição na mente de clientes e potenciais compradores. Logo, desde um post no Instagram até o texto enviado pelo WhatsApp contam nesse processo. Vale para o produto oferecido até a forma de divulgar e aparecer. Ou costumam dizer: é o que falam de você quando você não está por perto.

Então, a primeira questão que deveria ser feita quanto a isso é: qual é seu posicionamento de mercado ou de marca? Ele mudou de um ano e meio para cá? Posso mudar para retomar negócios e compensar perdas? Posso faturar até mais com essa nova posição?

Essa mudança de curso envolve não só atender um novo público, mas mudar a forma como você já atende o atual. O que inclusive nesse caso pode fazer com que você atraia novos clientes e consiga manter os antigos.

Por que isso importa? O reposicionamento de mercado ajuda a buscar e orientar os esforços para um novo público ou nicho no que se refere a segmentação e alvo. E assim alinhar o marketing (produto, presença, divulgação e preço). O desafio obviamente é conseguir se reposicionar sem perder mercados já conquistados e abrir novas frentes de faturamento com o novo nicho. Ou investir nessa nova posição para largar a antiga. Decisões que valem dependendo do seu momento e que não estão prontas como em uma receitinha de bolo ou fórmula mágica. Em tempo: se você acha que isso é besteira quem compra de você não acha e já tem uma percepção do seu negócio de fotografia. Que tal tomar controle disso?

Quer ajuda no seu (re)posicionamento de mercado? Entre em contato via Whats e conheça R.U.M.O. lite para te ajudar a entender seu marketing de uma forma mais completa. Comece clicando aqui: RUMO lite