News 8 meses atrás | Redação

Uma campanha do bem para encerrar 2019

Campanha de Natal da Moldura Minuto homenageia fotógrafo que constrói casas para famílias em vulnerabilidade social

por Revista FHOX

A Moldura Minuto, rede de emolduramento rápido e galeria de arte, optou por fazer uma campanha de Natal diferente em 2019.  Neste ano, a ideia principal da ação foi homenagear pessoas idealizadoras de projetos sociais, para assim incentivar outras iniciativas do bem, além de transformar boas ações em arte.  

Para isso, a campanha intitulada “Conte-me sua história que darei vida a ela”, contou com o fotógrafo carioca Beto Gatti, embaixador da marca, que entrevistou os homenageados para, após, através de sua percepção, criar obras que refletissem os projetos. As obras foram um presente para os participantes, como um ato simbólico de agradecimento.  

Moldura Minuto
Beto Gatti e Noilton Pereira

Entre os homenageados está Noilton Pereira, fotógrafo baiano que utiliza a renda da comercialização de suas obras para construir casas para famílias em vulnerabilidade social.

Moldura Minuto
Obra do fotógrafo Noilton, que rendeu verba suficiente para a construção da casa para a família dos protagonistas da imagem

Através de seu trabalho como radialista, onde permaneceu por 27 anos, Noilton passou a ter contato com as famílias carentes de sua cidade, Rui Barbosa, interior da Bahia. Em paralelo, comprou uma câmera fotográfica amadora e começou a registrar o dia a dia de sua região.

As pessoas gostaram das obras e este trabalho começou a ganhar notoriedade. Neste período, Noilton já levava constantemente cestas básicas para as comunidades que visitava. 

O tempo passou e com a prática diária da fotografia, decidiu comprar uma câmera profissional e comercializar suas fotos, utilizando a renda para a construção de casas de pessoas carentes.  Em 2019, foram 8 casas entregues e 2 estão em andamento.  

Entre as obras, Noilton relembra com carinho a fotografia das crianças brincando em um lixão, fazendo de pneus uma moto. O registro deste momento rendeu verba suficiente para a construção da casa para a família dos protagonistas da imagem.  

“Esta foto mudou a minha vida. Encontrei as crianças no lixão e pensei: preciso registrar este momento. Fiz a fotografia e foi ela que me projetou. As crianças receberam uma casa de presente, porque depois da repercussão da foto foi possível conseguir recursos e construir a moradia da família”, conta Noilton.  

Além do fotógrafo, Felipe Rossi, dentista fundador da ONG Por1sorriso, que oferece tratamento dentário a populações carentes dentro e fora do Brasil, e Vicente Carvalho, criador do site Razões Para Acreditar, cuja missão é espalhar boas notícias, também foram homenageados.  

Moldura Minuto
Obra Dentista Felipe Rossi

O maranhense Vicente Carvalho sempre acreditou que as coisas podem dar certo, que é melhor enxergar o copo meio cheio e não meio vazio. E foi através de um comentário na rede social, com os dizeres “ há razões para acreditar”, que surgiu a ideia, em 2012, da criação de um blog que relatasse coisas boas. 

A iniciativa deu tão certo, que o blog cresceu, virou uma empresa, focada em divulgar pessoas e projetos que inspiram e conectar marcas aos seu propósitos e projetos sociais. Hoje, a Razões para Acreditar conto com mais de 1 milhão de seguidores em sua página do Instagram.  

Felipe Rossi já fazia trabalhos voluntários pontuais no Brasil quando, em 2015, foi para Moçambique, através da ONG Missão África. As inúmeras histórias vivenciadas em território africano foram tão impactantes para o dentista que, ao retornar ao Brasil, Felipe passou cerca de 3 meses com uma espécie de isolamento social. 

Em 2016, ele retorna a Moçambique e mais uma vez a experiência é marcante. Retornando ao Brasil, ele decide criar um projeto social específico para sua área, um projeto voltado para dentistas.

Nasce então, ainda em 2016, a ONG Por1sorriso, que tem como diferencial levar odontologia de qualidade para comunidades carentes. Hoje, o projeto conta com 20 cadeiras odontológicas e já realizou mais de 20 mil procedimentos odontológicos, com 10 mil pessoas impactadas. A ideia principal: utilizar a odontologia como reinserção social.  

Foram estas histórias que inspiraram a Moldura Minuto e o fotógrafo Beto Gatti na criação das obras que refletem a história de quem acredita que a sociedade pode evoluir em busca de condições mais justas e solidárias.