News 5 meses atrás | Thalita Monte Santo

Conheça o Nappy, o banco de imagens gratuito só com pessoas negras

Pode até parecer simples, mas encontrar fotos de pessoas negras com um laptop em uma cafeteria, ou namorando em um banco de praça, não é.

por Revista FHOX

Qual é o padrão predominante de pessoas em sites de bancos de imagens? Provavelmente, se você digitar agora mesmo a palavra mulher, sem nenhuma característica complementar, as imagens que irão aparecer vão ser de moças brancas, normalmente jovens, com um belo sorriso no rosto.

Infelizmente, o padrão de beleza visto pela sociedade, que reflete e muito na fotografia publicitária e editorial, é a de pessoas brancas. Consequentemente, isso acaba fazendo com que campanhas, propagandas e até ilustrações institucionais não sejam representativas.

@EYEFOREBONY

Essas fotografias, muito reproduzidas inclusive no Brasil, onde negros representam 54% da população, foram o motivo pelo qual a agência americana SHADE, sediada no Brooklyn, decidiu criar o Nappy. Ele é um site gratuito, com fotos em alta resolução, apenas de pessoas negras.

As imagens do Nappy ilustram cenas cotidianas, exatamente como as milhões de fotos que existem na internet com pessoas brancas. Pode até parecer simples, mas encontrar fotos de pessoas negras com um laptop em uma cafeteria, ou namorando em um banco de praça, não é.

@LIWORDSON

Em um recorte da descrição do site, os idealizadores afirmam:

“Se você digitar a palavra “café” no Unsplash (outro site de imagens grátis), raramente verá uma xícara de café sendo segurada por mãos pretas. É o mesmo resultado se você digitar termos como “computador” ou “viajar”. Você pode encontrar uma ou duas imagens, mas elas são muito raras. Mas os negros também bebem café, usamos computadores e certamente amamos viajar.”

Certamente, o Nappy surge como uma forma nova de construções de narrativas e quebra de estereótipos.

@PHOTOSBYPHAB

Aproveite e conheça mais sobre o novo banco de imagens.

@SEBASTIANLIBUDA

O que você achou sobre a iniciativa? Conta pra gente, nós queremos saber! Não esqueça de compartilhar esse link com a sua rede de amigos e aproveite para ler outra matérias em nosso site.

FHOX, tudo sobre fotografia.