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Muito mais que foto de roupa: conheça as diferenças nas fotografias de moda

Cropped shot of two fashion designers discussing ideas

Para cada necessidade de uma marca, há tipo certo de foto, e entender diferenças é fundamental para desenvolver serviço que conversa com público

Campanha, editorial, lifestyle, lookbook… Quem faz parte ou se interessa pelo universo fashion, com certeza, já ouviu falar em algum desses termos, que são os mais diversos possíveis, assim como seus significados. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre esses tipos de fotografia de moda?

Para começar, é preciso entender que o visual é a forma mais eficaz para criar tendências, e as fotos são extremamente importantes nesse quesito. É por meio da aparência que os estilistas conseguem encantar os olhos de quem os acompanha, disseminando uma ideia ou desejo pelo traje apresentado. Agora que você já conhece a essencialidade da fotografia, confira o que cada tipo representa.

Campanhas

Seja para um lançar uma nova coleção ou para iniciar as estações, as campanhas de moda são importantes para a marca transmitir uma mensagem específica que pretende ser vendida para o público. Isso acontece a partir da criação de um conceito que vai além das peças de roupa. Sendo assim, é possível não apenas ditar um estilo, mas também um comportamento.

(Crédito: iStock)

Editorial

Para além das fotos ou de um conceito fabuloso e que desperte o desejo do consumidor, o editorial tem como foco principal abordar uma temática por meio das roupas. Pode ser uma tendência, uma discussão que esteja em evidência, entre outros motivos, mas o editorial posiciona a marca diante do público. Nessa categoria, há uma liberdade enorme para explorar a arte. 

Lifestyle

Com a popularização das mídias sociais e a necessidade de uma fotografia de moda que dialogasse com o público moderno, antenado e que está em busca de novas experiências fashion, surgiu o lifestyle. Diferentemente dos lookbooks, o lifestyle usa cenários urbanos como estúdio, com o intuito de criar um conteúdo mais atrativo para os seguidores de uma marca. 

Lookbook

Se nas campanhas a ideia é vender um conceito, nos lookbooks, o objetivo é vender as roupas. Aqui, toda uma coleção é fotografada em ambiente com iluminação controlada, como os estúdios, para que cada detalhe de uma peça seja visto e valorizado. Para uma jaqueta feminina, por exemplo, a modelo pode colocar as mãos no bolso para mostrar que não são falsos. As poses são sempre simples, e as combinações servem para atrair e inspirar os clientes. 

(Crédito: iStock)

Cada categoria tem o seu propósito, que é definido por toda uma equipe de profissionais capacitados e criativos. Por isso, a condução das sessões de fotos é diferente e se expressa por meio dos mais variados cenários, combinações discretas ou ousadas, assim como maquiagens e poses que transmitem uma ideia.