Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Momento Decisivo com Luis Vinhão

Fotógrafo especialista em fotografia de comida vai conversar ao vivo no Club do Momento Decisivo. Será nessa quarta (7) às 16:00. https://www.joinclubhouse.com/club/momento-decisivo

Momento Decisivo é o club semanal no Clubhouse sempre com convidados especiais para falar de fotografia e outros temas de interesse

Pelas lentes de Luís Vinhao, comida vira arte. Cores e texturas revelam uma gastronomia irresistivelmente atraente, que atiça o paladar. São fotos, digamos, saborosas e que mexem com os nossos sentidos.

Referência em fotografia culinária, o paulistano de 46 anos explica como capta a essência dos pratos. “Gosto de transformar o que é simples em belo, atraente. É isso que traduz uma imagem”.

As fotos estampam as galerias de arte e as maiores campanhas .

O “encontro” com a fotografia, como gosta de dizer, aconteceu por acaso, aos 17 anos, quando foi atraído Por um local que parecia ser uma galeria de arte, mas era uma escola.

” Resolvi fazer e depois do primeiro clique aquilo tomou conta de mim, sabia que era para o resto da vida”. Formado pela Escola Panamericana de Artes, onde também foi professor por dez anos, Luis Vinhão diz que o maior desafio da carreira é manter-se atual, sem parar no tempo, sempre ligado às novas tecnologias, linguagens e possibilidades.

E ele faz questão de compartilhar as experiências em palestras e work shops. Quando questionado sobre qual conselho daria para a nova geração de fotógrafos, é duro e direto. “Falta dedicação à imagem. As pessoas precisam colocar em prática tudo o que envolve a fotografia. Falta entrega, identidade. Está muito superficial”.

Além do trabalho publicitário, Vinhão tem um olhar especial para o cotidiano das cidades. Prédios históricos, anônimos nas ruas … Cenas comuns são eternizadas em fotos preto e branco.

” São paisagens urbanas, lugares por onde andei”. Os trabalhos de fine art, ponto forte do fotógrafo, podem ser vistos em galerias de arte e exposições. E, em breve, vão estar nas páginas do livro “Paisagens Ocultas”. A obra deve misturar os cenários urbanos com histórias de receitas internacionais que ainda serão registradas. “Inicialmente vamos para o Chile, Peru e Equador”. É só o começo de uma série de projetos que está por vir.

Assim como suas fotos, Vinhão gosta de surpreender.

Luis Vinhão Fotografo (@estudioluisvinhao) • Fotos e vídeos do Instagram