Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Marketing na fotografia: 3 erros muitos comuns

Um deles nem está na lista é o mais comum de todos: achar que não faz marketing na fotografia

Fotógrafos não costumam gostar muito do assunto “marketing” na fotografia. Algo que é preocupante pois é com o marketing que atraímos e mantemos clientes. Veja três erros comuns que profissionais costumam cometer quanto ao tema tão importante para poder viver desse negócio.

1 – Não ter a visão sobre a importância do marketing. Simples e direto: se você quer viver ou vive da fotografia, então o marketing faz parte da rotina mesmo que você não queira. Isso porque você tem uma oferta, vai cobrar algo pelo que entrega, vai estar presente para divulgar seu trabalho. Pronto, só nestes itens já definimos os 4 Ps que formam o marketing mais básico (Produto, Preço, Presença e Promoção). A visão de marketing não tira a capacidade criativa do profissional, na verdade ela deveria servir para realçar as características de cada fotógrafo e projetar isso nesta parte mercadológica. Ter noção do valor disso é valorizar o próprio negócio e os clientes que você atende ou quer atender.

2 – Não entender quanto a relevância do posicionamento de mercado. Aliás, mesmo que você ache que não tenha você tem. Pois os clientes te percebem de alguma forma e acabam te posicionando. Posicionamento é rei no marketing pois é como os clientes te percebem e como você faz para ser percebido de uma forma melhor. As pessoas julgam tudo. Da embalagem até a postagem no Instagram. Da forma como você escreve e inclusive na própria fotografia (estilo). Posicionamento é a base do marketing na fotografia. Posicionamento serve como orientação para a forma como vamos lidar com nosso público e de como devemos aparecer para eles. Quando feito da forma correta, interfere positivamente no produto, na divulgação, na presença e no preço.

3 – Não ter um plano de marketing. Não definir como vai trabalhar cada um dos elementos do composto do marketing é preocupante. Ou como dizem: melhor um plano do que nenhum. Até porque, mais do que ficar muito fechado em planejamento, é sobre olhar para o próprio negócio sob a ótica do marketing e estabelecer como vai trabalhar de forma planejada e mudar se e quando for necessário. Ter um plano é sobre ter objetivos para a sua marca e buscar o que for definido usando as ferramentas do marketing.

E mais dois erros comuns: pensar demais e não começar. Marketing assim como a fotografia é sobre ação. De fazer, começar, ajustar, aprender e evoluir. Vale para fotografar, vale no marketing.

Se precisar de ajuda com o marketing conte com a novidade da Escola de Negócios da Fotografia. O Plano de Marketing 2022. Saiba mais clicando aqui: SEU PLANO DE MARKETING CHEGOU!