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Marketing digital e fotografia: o que você precisa saber?

Nos dias atuais, com o avanço das redes sociais e da internet, muitos fotógrafos apresentam seus portfólios de maneira online. Facilidade e alcance de pessoas são alguns dos principais motivos para que isso aconteça, além de fazer parte da atualização do mercado.

Mas ao mesmo tempo em que estar na internet parece ser mais fácil, pode ser bem complexo e nada proveitoso se diversas técnicas não forem bem executadas. É como arar e semear uma terra infértil, que não gerará frutos. Por conta disso, já existem diversas maneiras e ferramentas que podem (e devem) ser usadas para ampliar a geração de “leads”.

Marketing digital e fotografia: o que você precisa saber?
Foto: Anchiy / IStock

Basicamente, leads são os possíveis clientes que chegam ao seu portfólio de maneira orgânica ou impulsionada (paga). É preciso saber atrair essas pessoas, se apresentar e convencê-las a contratar o seu trabalho.

Segundo a educadora e palestrante de marketing e fotografia Silvia Martins, que estará presente no Congresso Fotografar 2018, falando sobre negócios de fotografia dentro do marketing digital, “atualmente é questão de sobrevivência estar nos meios online e saber trabalhar neles”.

Redes Sociais

Apostar nas redes sociais, entender bem as suas finalidades e o público de cada uma é imprescindível.

Até mesmo para descobrir quais são as melhores plataformas de trabalho na rede é preciso, antes de tudo, conhecer o público que você deseja atingir. A especialista aponta que Facebook, Instagram e WhatsApp podem ser boas apostas.

“É preciso criar uma conexão com a audiência de cada canal, já sabendo que nem sempre aquela que está no Instagram é a mesma do Facebook. E assim trabalhar a estratégia de forma que vá agregar e ajudar esta audiência a resolver um problema que ela venha ter. Outro ponto é ter constância em todas as publicações”, explica Silvana.

Entretanto, manter-se apenas nas redes sociais pode não ser bom se a intenção do fotógrafo é aparecer nas buscas orgânicas de pesquisas feitas por possíveis clientes. O caminho para isso também está no marketing digital.

“Infelizmente fotografar vai ser a parte mínima de todo o processo. Os profissionais precisam entender que ser dono do negócio, traz muitas responsabilidades”, explica a especialista.

Marketing digital e fotografia: o que você precisa saber?
Foto: Erstudiostok / IStock

Resolver ‘um possível problema’ do cliente é a chave do sucesso. Se ele precisa de um profissional que fotografe um ensaio de casamento, mostrar a ele que você pode fazer isso, apresentando boas condições e trabalhos que já realizou, é o que faz a diferença.

Mas afinal, como converter as pesquisas e torna-las portas de entrada para contratos assinados? Silvana explica que a base de ter algo orgânico no mundo online é criar uma sinergia e conexão com a audiência através de conteúdos relevantes. Segundo ela, uma ferramenta que proporciona isso de forma satisfatória é o blog.

Marketing Digital e SEO para fotógrafos

“É fundamental que o fotógrafo que mantém os seus trabalhos na web e deseja atrair clientes através dela entenda também de marketing digital”, explica a especialista.

Pensando nas pessoas quem trabalha com a internet, hoje diversos sites e plataformas de blogs já trabalham com o SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como a otimização de sites.

A partir de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos de busca, é fundamental que os fotógrafos se preocupem a exposição de seus trabalhos, utilizando palavras chaves em suas publicações.

Marketing digital e fotografia: o que você precisa saber?
Foto: vgajic / IStock

Uma dica é pensar como o possível cliente procuraria seus serviços. Segmentar pela área de trabalho, localidade e interesses podem boas alternativas.

Outra dica de Silvana para os fotógrafos é usar vídeos em suas divulgações de trabalhos. “Vídeos estão cada vez mais em alta e apostar nesta modalidade é ganhar a empatia da audiência e aumentar a conexão com o público, sem falar que vai o alcance vai ser maior por parte das redes sociais”, finaliza.

Conhecer bem as estratégias para planejar as suas ações em busca dos melhores resultados podem fazer uma grande diferença no seu orçamento no final do mês, mantendo uma concorrência justa.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br