Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Marinheiro da icônica foto da 2ª Guerra falece aos 95 anos

Ontem faleceu aos 95 anos George Mendonsa, o marinheiro de uma das mais icônicas fotos do século XX. O retrato foi tirado na Times Square logo após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial. O instante do beijo foi registrado por Alfred Eisenstaedt.

Mendonsa vivia em um asilo na cidade de Middletown, Rhode Island e sofreu um derrame no último domingo após uma queda. A informação foi confirmada por sua filha, Sharon Molleur.

beijo

O momento do beijo aconteceu em 14 de agosto, dia da rendição japonesa. Eisenstaedt conta que estava pelo local acompanhando a festa quando reparou no marinheiro beijando a moça. Foi um momento de reflexo. Nunca perguntou seu nomes. Mendonsa, apesar de sempre afirmar que era ele na foto, só teve a identidade confirmada recentemente, após a análise do rosto.

A mulher da foto é Greta Zimmer Friedman, auxiliar de dentista. Ela era austríaca e chegou aos EUA em 1939, fugindo do nazismo. Ela faleceu em 2016 aos 92 anos de idade. Em relatos, ambos afirmaram que não se conheciam e só foram descobrir os nomes um do outro anos mais tarde.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX. 

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br