News 3 meses atrás | Leo Saldanha

Maior banco de imagem da China tenta vender foto (grátis) do buraco negro

Primeira fotografia da história do tipo está sob licença Creative Commons, mas o grupo Visual China Group tentou comercializar a foto e a tentativa pegou mal

por Revista FHOX

A fotografia do buraco negro segue repercutindo na mídia. Dessa vez com a tentativa do VCG (Visual China Group) em tentar vender uma foto grátis. Conhecido como Getty Images da China, o VCG é a maior empresa do tipo naquele país. Aliás, a empresa comprou a 500px junto com a Getty no ano passado. A VCG também comprou a Corbis em 2016.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Logo que a imagem foi publicada, a VCG colocou para venda em seu site. Inclusive com chamadinha para venda em uso comercial e editorial. Vale destacar que a imagem está no Creative Commons e disponível grátis na comunidade. Ou seja, pode ser compartilhada e usada de forma grátis inclusive comercialmente. A reação de usuários e da própria mídia internacional não foi boa. Com sites de notícias e de fotografia do mundo todo dando destaque para o caso. O VCG até atualizou as condições de uso mas o estrago já tinha sido feito. Repercutiu mal inclusive na China, onde usuários criticaram a empresa em redes sociais chinesas como o Weibo.

Leia também: Movimento Imprimir 

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.