Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Lista para curtir o Dia Mundial da Fotografia

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A FHOX parabeniza todos os profissionais da área e lista abaixo eventos que celebram este dia e exposições fotográficas que estão em cartaz. Confira!

[media-credit name=”Estúdio Faya” align=”alignleft” width=”300″]expo-dia-da-fotografia-BH[/media-credit]

Projeto “Identidade” fotografa artistas negros em papéis de ícones pop

Idealizado e produzido por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira, a exposição apresenta fotografias com artistas afro-brasileiros em papéis de ícones brancos da cultura pop. A mostra está em sua segunda edição, em cartaz na Galeira do Centro Cultural Parque das Ruínas, Rio de Janeiro, até 28 de agosto. Com entrada gratuita, o público pode conferir a exposição de terça a domingo, das 10h às 18h.

Exposição “Edifício Planalto: 60 anos de cor em São Paulo”

A exposição “Edifício Planalto: 60 anos de cor em São Paulo”, com curadoria de Felipe Grifoni (Refúgios Urbanos/ Prédios de São Paulo) e produção de Mariana Nobre (Atelier do Futuro/ Espaço Cultural Porto Seguro), está aberta ao público no espaço do térreo do edifício.

[media-credit name=”Edu Leporo” align=”alignnone” width=”800″]Edu-Leporo-Fotografia-2[/media-credit]

Apresenta desde os desenhos iniciais do prédio e fotografias antigas, vindas do acervo da família de João Artacho Jurado, autor do projeto, incluindo imagens cedidas por moradores e colaboradores, até fotografias profissionais, de Emiliano Hagge, do Prédios de São Paulo e de outros fotógrafos, como Gal Oppido e Edu Leporo Fotografia. Também serão exibidos móveis cujo desenho é atribuído ao autor do prédio. A exposição acontece no espaço do térreo do edifício Planalto, que fica na rua Maria Paula, 279 – térreo. Centro. De 4/8 a 3/9, segunda à sexta: 10h ás 21h e aos sábados 10h às 15h.

Festival celebra Dia Internacional da Fotografia em agosto

A 6ª edição do Mês da Fotografia chega a Brasília com o tema “A Vida – Uma Celebração da Fotografia”. O festival acontece entre os dias 2 a 30 de agosto e ocupa diversos pontos da cidade, como o Museu da República, o Sesc 504 Sul, o Sesc 913 Sul, espaços em Ceilândia e no Gama, além de estações do metrô, em horários variados. As atividades são gratuitas, não peca!

expo-dia-da-fotografia-BSB

[media-credit name=”Divulgação” align=”alignleft” width=”300″]carlos-moreira[/media-credit]

Fotografia de rua e Cartier-Bresson são temas de palestra com Carlos Moreira

No dia 19 de agosto o fotógrafo Carlos Moreira ministrará uma palestra aberta ao público sobre a fotografia de rua e o trabalho do francês Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do fotojornalismo. O encontro acontece às 19h no Armazém Cultural 11.

2º BC Foto Festival apresenta exposições de Betinha Trevisan e Valdemir Cunha

A Galeria Municipal de Artes de Balneário Camboriú recebe duas exposições dedicadas à fotografia dentro da programação do 2º Balneário Camboriú Foto Festival. As mostras ficam abertas para visitação de 18 a 21 de agosto, das 13h às 19h.

Caxias do Sul recebe o Jantar da Fotografia

No dia 22 de agosto acontece o “Jantar da Fotografia”, realizado por uma parceria da Sala de Fotografia com Schiavo Fotografias. O objetivo é reunir todos os envolvidos em eventos, como fotógrafos, DJs, cinegrafistas e cerimonialistas. O jantar acontece na CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Os ingressos custam R$ 100 por pessoa, e podem ser adquiridos em Caxias do Sul na Sala de Fotografia (Edifício Estrela, R. Garibaldi, 789), na FotoCine (Av. Júlio de Castilhos, 1625), na Go Image (R. Vinte de Setembro, 1546), e na Imprezz (R.Bento Gonçalves, 1488). Em Farroupilha, o ponto de venda é na Pós-Click (R. Silveira Martins, 321). Já em Passo Fundo, podem ser comprados na Foto Sul (R. Morom, 1493). E, em Porto Alegre, na Via Color (Av. Farrapos, 1043). O evento tem parceria com dois hotéis e uma pousada de Caxias do Sul, para incentivar participantes de outras localidades.

Crédito da imagem em destaque da fotógrafa americana Vivian Maier, Self-Portraits. As imagens fazem parte do acervo de Maloof Collection,Ltd.