News 6 meses atrás | Leo Saldanha

Kim Jong-un demite fotógrafo oficial por chegar “muito perto”

A rotina de um fotógrafo quase sempre não é fácil. Mas no caso desse profissional norte-coreano ficou ainda mais complicada

por Revista FHOX

 

O regime da Coreia do Norte é tão fechado que nem o nome completo dele foi divulgado. Ele só foi identificado como Ri (47 anos). O fotógrafo foi supostamente demitido por ofender a dignidade do líder norte-coreano. Segundo informações do Daily NK, foi justamente a devoção de Ri pelo ditador que o levou a se tornar fotógrafo oficial do regime. Ele teria inclusive feito a cobertura recente do segundo encontro do presidente norte-americano Donald Trump com Kim Jong-un no Vietnã.

Leia também: Movimento Imprimir 

O motivo da demissão – A especulação é que Ri ficou muito perto do líder na última Assembleia Popular Suprema que ocorre no dia 10 de março. Algo que quebra as regras de fotografia estabelecidas pelo regime norte-coreano. Ri teria feito uma foto bem na frente do líder o que irritou Kim Jong-un. Ele inclusive foi expulso do evento no mesmo dia. A cena que mostra o momento de “violação de conduta fotográfica”  durou só três segundos, mas foi o suficiente para levar a demissão do fotógrafo. Ri quebrou outras regras estabelecidas para a cobertura fotográfica do regime. Como ficar menos de dois metros de Jong-un e também por filmar e fotografar bem na frente do ditador. Parte da rotina do profissional envolvia tanto filmar quanto fotografar a rotina oficial de Kim Jong-un. Ri também foi demitido do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte pela postura indevida. O jornal Daily NK destacou ainda que o chefe do time de fotógrafos se aproximou de Ri logo após o incidente avisando que ele tinha ofendido a “suprema dignidade” do Líder Supremo e que deveria ir embora imediatamente.

No ano passado outro fotógrafo foi empurrado pelo “líder supremo” em um evento naquele país.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.