News 2 anos atrás | Redação

Jeff Koons é condenado a pagar mais de 150 mil dólares por copiar trabalho de um fotógrafo francês

A batalha judicial de quatro anos foi encerrada nessa última semana com a condenação do artista americano Jeff Koons

por Revista FHOX

Jeff Koons é um artista reconhecido por suas esculturas e obras variadas. Um desses trabalhos, uma estatua batizada de Fait d’Hiver é uma reprodução de um anúncio de moda do fotógrafo francês Franck Davidovici. O fotógrafo não demorou por identificar a cópia e acionou o artista. A “inspiração de Koons” foi exposta até no Centro Pompidou em Paris em 2014. Davidovici processou Koons por violação de direitos autorais em janeiro de 2015. Naquela época ele pediu 340 mil dólares pelos danos causados pela cópia. Além disso, o fotógrafo pediu para que a estátua fosse removida da exposição do Pompidou. Segundo a ação, a obra é uma cópia descarada do anúncio do fotógrafo.

Pois na última quinta (8), um tribunal de Paris determinou que a empresa de Koons e o museu Pompidou paguem 153 mil dólares para o fotógrafo. E Koons ainda foi multado em outros 11 mil dólares pela reprodução da mesma obra no site. Uma editora foi multada em pouco mais de 2 mil dólares por vender um livro com a imagem da mesma peça. A propósito, Koons é um artista que é ao mesmo tempo celebrado e criticado. Para se ter ideia, uma versão de uma de suas obras foi vendida por mais de 4 milhões de dólares pela casa de leilões Christie’s em Nova York em 2007.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.