Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Instituto Moreira Salles anuncia sede localizada na Avenida Paulista

No último domingo o Instituto Moreira Salles fechou as portas do espaço localizado em Higienópolis, mas logo anunciou uma nova sede: um espaço localizado na Avenida Paulista, local que irá somar 1.200 metros quadrados, ocupados principalmente com mostras produzidas pelo museu. A partir da próxima semana, dois monitores instalados no tapume da construção devem apresentar vídeos que resumem alguns detalhes do projeto.

[media-credit name=”Divulgação” align=”aligncenter” width=”800″]ims-2[/media-credit]

A inauguração está prevista para julho de 2017 e promete ser um presente extraordinário para os paulistanos, daqueles de fazer inveja a outras cidades. Com um terreno de 10 000 metros quadrados quase na esquina com a rua da Consolação, o prédio de sete andares contará com salas de exposição, restaurante, café, livraria, biblioteca e cinema. A fotografia – foco principal do instituto desde 1999 – continuará sendo a estrela do centro cultural.

O projeto é assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos e tem como conceito principal a integração do prédio com a cidade e os passantes. O térreo, por exemplo, funcionará como uma continuação da calçada da Avenida Paulista. Para acessar as instalações, será necessário subir por uma escada rolante, que leva a 17 metros de altura, onde está a praça IMS.

[media-credit name=”Divulgação” align=”aligncenter” width=”800″]ims-1[/media-credit]

Outra novidade anunciada foi o convite para o cineasta Kleber Mendonça Filho ser o coordenador de cinema do espaço. À frente do cinema da Fundação Joaquim Nabuco até o último mês de outubro, ele será responsável pela programação da sala de cinquenta lugares e pelos lançamentos da coleção de DVDs do instituto.

Na gastronomia, o restaurante e café Balaio será comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, que promete um cardápio com preços acessíveis, em sintonia com toda a programação cultural do local – a entrada para o museu será gratuita. Já a loja será comandada pela Livraria da Travessa, entre as mais queridas do Rio de Janeiro, que chega pela primeira vez num ponto fixo da cidade.

[media-credit name=”Divulgação” align=”aligncenter” width=”800″]ims-3[/media-credit]