Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Instagram usando inteligência artificial para ajudar os deficientes visuais

A novidade foi anunciada ontem pela rede social. Com os novos recursos, os deficientes visuais poderão usar com mais facilidade o Instagram. Assim, os usuários terão a opção ativa na descrição de fotos. O que vai funcionar tanto com ajuda automática de um sistema de inteligência artificial quanto as descrições inseridas de forma personalizada por cada instagrammer. Conhecidas como “alt text”, essas ferramentas já são usadas on-line e finalmente chegaram ao Instagram. Agora, as pessoas que usam softwares de leitura de tela poderão ouvir os descritivos e tudo o que aparece na tela. A novidade vale para o espaço Explorar, o feed ou mesmo o perfil no Instagram.

Reuters

Caso não tenha descrição, o Instagram (com ajuda da inteligência artificial), o Instagram identificará automaticamente o que há na foto. O sistema não só reconhece objetos como também lê em voz alta. As descrições de texto alternativas não estarão visíveis automaticamente. O usuário vai precisar entrar na parte de ajustes avançados e acionar o módulo manualmente. Vale lembrar que o Facebook já dispõe dessa tecnologia para cegos (com inteligência artificial) faz anos.

Até então, os deficientes visuais faziam como no vídeo abaixo para usar o Instagram…

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.