News 2 anos atrás | Leo Saldanha

Instagram e Snapachat excluem o Giphy após a publicação de GIF racista

Função foi desabilitada ontem após animação racista ser publicada dentro do site

por Revista FHOX

A decisão foi tomada após usuários relatarem o GIF racista nas redes sociais. Desde ontem (10) que o serviço do GIPHY não está mais disponível para os usuários do Instagram (no Stories) e no Snapchat. A notícia apareceu em destaque nos sites de tecnologia do Gizmodo e TechCrunch. O Instagram disse em comunicado que não existe espaço para racismo de qualquer tipo dentro da rede social. E que a função ficará desabilitada até que que o GIPHY ofereça explicações e tome medidas cabíveis.

Abaixo fotos dos estúdios da GIPHY em Los Angeles. Empresa criou um centro de criação exclusivo para corporações, influenciadores e celebridades.

O GIPHY cresceu muito nos últimos anos. São 300 milhão de usuários ativos diários que compartilham 2.5 bilhões de animações por dia que são publicadas no Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter e outros. O site se tornou uma ferramenta de marketing gerando bilhões de GIFS por dia e ajudando marcas e usuários a criarem animações dos mais variados tipos. O GIF racista abaixo já foi excluído do GIPHY mas criou uma saia justa para a empresa.

Vale lembrar que a integração do GIPHY com as duas redes sociais ocorreu recentemente e foi bem recebida por empresas e internautas. A empresa digital garante que o arquivo preconceituoso já foi bloqueado. E que a partir de agora todo conteúdo será ainda mais moderado com sistemas automáticos. Resta saber (se e) quando a integração voltará a ser ativada nas duas redes sociais.

>> O Rei dos GIFS

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.