Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Índio com pé amputado ganha prótese graças a Sebastião Salgado

Quando visitou uma tribo descendente dos incas na Floresta Amazônica, no interior do Acre, o fotógrafo Sebastião Salgado conheceu Marinaldo Tirotsi Ashaninka, um indígena que foi picado em um dos pés por uma cobra aos 9 anos de idade.

[media-credit name=”Reprodução/TV TEM” align=”aligncenter” width=”800″]sebastião-salgado-indígena (3)[/media-credit]

Marinaldo conviveu com dores fortes por 30 anos, provocadas pelo avanço de uma necrose. Em novembro de 2015 ele amputou os dedos e depois o pé. O fotógrafo Serbastião Salgado passou um tempo na aldeia e se comoveu com o caso do índio.

O fotógrafo relatou a história à Foundation House of Indians, que há 15 anos trabalha diretamente com a cultura dos povos da Floresta Amazônica, e a entidade procurou um parceiro para doar a prótese ao índio. Sebastião Salgado também doou 50 livros para ajudar no custeio da viagem do paciente até uma empresa em Sorocaba, no interior de São Paulo, especializada em recuperação ortopédica.

[media-credit name=”Natália de Oliveira/G1″ align=”aligncenter” width=”800″]sebastião-salgado-indígena (1)[/media-credit]

O sócio proprietário da empresa, Nelson Nolé Filho, contou ao G1 que fez uma pesquisa sobre a comunidade Ashaninka Apiwyxa para que ele pudesse escolher o material mais adequado para a prótese. “Fizemos dois modelos de prótese mecânica: uma para ele usar para caçar e pescar com um material mais pesado e mais resistente. Esse produto é uma fibra de carbono impermeabilizante que não mofa. E uma outra prótese mais leve, para ele andar no dia a dia, que vai lhe dar mais mobilidade”.

As próteses ainda foram personalizadas, uma com o desenho de um pássaro, que inspirou o nome do índio, e a outra com a foto que Sebastião Salgado fez da família de Marinaldo, composta pela esposa e mais 10 filhos, sendo que o 11º nasce ainda no primeiro semestre deste ano.

[media-credit name=”Natália de Oliveira/G1″ align=”aligncenter” width=”800″]sebastião-salgado-indígena (2)[/media-credit]