News 10 meses atrás | Flávio A. Priori

Inclusão através da fotografia na África do Sul

Instituição ministra aulas de foto para jovens negras como forma de espalhar a arte

por Revista FHOX

Um projeto de inclusão através de fotografia está ganhando destaque em Duban, África do Sul. O programa The Photo Experience apresenta a arte para as jovens da região, com um treinamento básico. Tudo isso é encabeçado pelo instituto Inkanyiso Mediam fundado pelo fotógrafa Zanele Muholi.

As jovens participantes recebem um treinamento básico sobre conceitos de fotografia. O grupo usa equipamentos diversos, de câmeras digitais da Canon até os próprios celulares para tirar as fotos. O curso tem duração de duas semanas e no final, uma cerimônia é feita para entrega dos diplomas, com participação de parentes e amigos.

Muholi

Ao site Berea Mail, Muholi falou: “Levamos as participantes a campo para colocá-las em diferentes ambientes e trabalhar diferentes tipos de fotografia.(…) Durante essa pesquisa de campo elas aprendem como fotografar, arquivas histórias e a rotina do dia a dia.

A Inkanyiso Media é uma ONG que funciona trabalhando com artes, especializada em fotografia e produção de filmes. A iniciativa The Photo Experience, de autoria de Zanele Muholi é uma iniciativa de emponderar jovens negras através da arte.