News 2 semanas atrás | Redação

Homem desequilibrado encontrou vítima graças ao reflexo nos olhos em uma foto

Caso é destaque na mídia mundial e serve como mais um alerta quanto a questões de privacidade

por Revista FHOX

Essa ocorreu no Japão. Um japonês obcecado por uma jovem cantora disse ter encontrado a vítima graças a uma fotografia. Ele ampliou o reflexo nos olhos e identificou a estação de trem onde ela estava. Ele cruzou a informação com o Google Maps. A foto da artista estava em uma rede social. O fato só foi descoberto durante um interrogatório para a polícia de Tóquio com o suspeito. O rapaz foi até a estação no dia seguinte e ficou esperando a moça passar por lá e depois a seguiu até a casa onde ela mora. No dia do crime, o acusado abordou e atacou a cantora Ena Matsuoka. Por conta do ataque ela ficou internada por uma semana. O homem (Hibiki Sato, 26 anos) foi preso na última semana. Segundo informações da polícia, o rapaz também analisava os vídeos da cantora que eram postados nas redes sociais na tentativa de identificar mais detalhes da casa que pudessem ser reconhecidos da rua.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

De acordo com a polícia japonesa, ele conseguiu identificar outros dados importantes sobre a vítima. Isso porque ela postava muitas fotos. Especialistas em segurança digital alertam sobre esse caso como mais uma prova da importância de não se expor dados pessoais e marcações de localização e afins. Até detalhes de uma foto podem servir para criminosos. “Imagens com mais qualidade permitem identificar mais detalhes que ajudam à geolocalização. Quando mais imagens de referência existirem em serviços como o Google Street View, maior será a possibilidade de identificar um local”, disse Eliot Higgins ao site da BBC. Higgins é criador do site “Bellingcat”, especializado em técnicas de investigação online.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!