Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Henri Cartier-Bresson: o gênio da composição

 

maxresdefault (36)

Cartier-Bresson é considerado um dos grandes mestres da fotografia. Para muitos um dos pais da fotografia moderna. Tanto no fotojornalismo como na própria fotografia de rua. Para quem vive (e curte) fotografia esses dois dois vídeos feitos pelo fotógrafo Tavis Leaf Glover oferecem um conteúdo muito rico e ilustrativo. Glover analisa algumas das mais famosas fotos do lendário fotógrafo. E enfoca sobretudo a questão da simetria dinâmica que Glover diz estar presente em boa parte do trabalho de Cartier-Bresson.

Mastering-Composition-with-dynamic-symmetry-grids-Henri-Cartier-Bresson-1.5

Ele mostra ainda como os fotógrafos podem usar esse estilo em suas fotos. Glover indica claramente que os momentos decisivos de Cartier-Bresson não ocorreram ao acaso.

20130620-lens-bresson-slide-IVP4-superJumbo
Henri Cartier-Bresson. Além de fotógrafo, desenhista

A julgar pelos comentários, os fotógrafos concordaram com a análise dele e os vídeos seguem bombando na internet e nas redes sociais. Assista e tire suas próprias conclusões. Está em inglês, mas você pode habilitar a tradução automática com legendas para o português.

Parte 1

Parte 2

Se o assunto de composição e simetria te interessa…então vale muito a pena olhar esse artigo que aborda o tema com profundidade. Não só sobre fotografia, mas também arte e desenho. O resultado é fascinante: http://www.ipoxstudios.com/dynamic-symmetry-grids-for-photographers-and-painters/