Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

União Europeia: Google mostra como podem ficar as buscas on-line caso a lei dos direitos autorais seja aprovada

O Google acaba de receber uma multa de 50 milhões de dólares. Referente a exploração de dados pessoais. O fato é que a UE está preparando uma nova lei de direitos autorais que conta com mais proteção para a imprensa Se a nova legislação for aprovada, deve impactar diretamente a forma como as pessoas pesquisam e também o acesso a notícias tanto no Google quanto no Facebook. O Google até criou uma simulação de como ficará a busca tanto de imagens quanto de notícias caso a lei seja aprovada. O que a mudança prevê é que o Google deve pagar para os canais de notícias e geradores de conteúdo para mostrar fotos, notícias e afins como sempre mostrou.

Leia também: Movimento Imprimir 

 

O artigo 11 da lei obriga plataformas a pagarem uma taxa para mostrar conteúdos de terceiros. O artigo 13 também é polêmico. Obrigando os serviços de internet a criarem bloqueios para que usuários não possam subir conteúdos que não lhes pertencem. Uma proteção contra violações de direitos autorais. Para fotógrafos que estão acostumados a terem suas obras “emprestadas” da internet não deixa de ser uma boa notícia. Resta saber se vai funcionar e se terá impactos em outras partes do mundo.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.