News Smartfhox 2 anos atrás | Redação

Google e o desafio das fotos noturnas com smartphone

Projeto do gigante de tecnologia trabalha em uma solução para melhorar as fotos noturnas com dispositivos móveis

por Revista FHOX
image5
Foto de uma reflex no teste de Florian Kainz. Canon Canon 1DX, Zeiss Otus 28mm f/1.4 ZE)

O Google investe cada vez mais em fotografia em várias frentes. Armazenamento, edição e captura. De olho sobretudo no ambiente dos dispositivos móveis. Aliás, o modelo Google Pixel lançado no ano passado foi considerado o melhor smarttphone para fotografar de todos os tempos. Pois parece que agora eles querem resolver de vez a questão da “foto noturna”. Para tanto criaram um app para Android para ser usado com os smartphones Pixel e Nexus 6P.

810
Foto criado por Kainz com um Google Nexus 6P

O engenheiro Florian Kainz desenvolveu a aplicação. E na horas dos testes, ele fotografou primeiro com uma DSLR para depois tentar alcançar com o smartphone um resultado semelhante ao da câmera profissional. Em ambos os casos usou um tripé. O app permite ao usuário o controle manual (ISO, foco e exposição). Ao invés de fotografar uma única foto, o sistema faz 64 clique sucessivos.

heres-another-amazing-photo-of-the-point-reyes-lighthouse-in-california-taken-with-the-help-of-kainzs-app
Point Reyes lighthouse em foto noturna com Google Nexus 6P

As fotos em RAW são armazenadas como arquivos DNG para que depois possam ser descarregadas no computador para a edição. Embora promissor, vale dizer que ainda é um protótipo e uma aplicação que depende muito de pós-produção. Difícil é dizer quando essa edição vai oorrer dentro dos smartphones. Alheio a isso, Kainz disse que a tentativa e os testes mostraram que é possível criar belas fotos noturnas sem ruído com esses dispositivos. Mas é importante levar em consideração que ele é também um fotógrafo experiente com profundo domínio técnico de fotografia e edição. Enfim, o teste final de fotografia noturna do Google mostra que a marca não está muito longe do que busca alcançar. É tudo uma questão de tempo. Veja todos os destalhes do experimento clicando aqui: https://research.googleblog.com/2017/04/experimental-nighttime-photography-with.html

Por que a notícia é importante? Mostra o interesse crescente na fotografia por parte das marcas mais valiosas do mundo. Indica claramente o avanço inegável do poder de captura dos dispositivos móveis e comprova que os principais avanços não estão no hardware, mas sim nos apps e no poder processamento da fotografia móvel. Resta saber qual será o impacto disso na fotografia profissional e em todos os agentes envolvidos nesse segmento do ramo.