Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Google e o desafio das fotos noturnas com smartphone

image5
Foto de uma reflex no teste de Florian Kainz. Canon Canon 1DX, Zeiss Otus 28mm f/1.4 ZE)

O Google investe cada vez mais em fotografia em várias frentes. Armazenamento, edição e captura. De olho sobretudo no ambiente dos dispositivos móveis. Aliás, o modelo Google Pixel lançado no ano passado foi considerado o melhor smarttphone para fotografar de todos os tempos. Pois parece que agora eles querem resolver de vez a questão da “foto noturna”. Para tanto criaram um app para Android para ser usado com os smartphones Pixel e Nexus 6P.

810
Foto criado por Kainz com um Google Nexus 6P

O engenheiro Florian Kainz desenvolveu a aplicação. E na horas dos testes, ele fotografou primeiro com uma DSLR para depois tentar alcançar com o smartphone um resultado semelhante ao da câmera profissional. Em ambos os casos usou um tripé. O app permite ao usuário o controle manual (ISO, foco e exposição). Ao invés de fotografar uma única foto, o sistema faz 64 clique sucessivos.

heres-another-amazing-photo-of-the-point-reyes-lighthouse-in-california-taken-with-the-help-of-kainzs-app
Point Reyes lighthouse em foto noturna com Google Nexus 6P

As fotos em RAW são armazenadas como arquivos DNG para que depois possam ser descarregadas no computador para a edição. Embora promissor, vale dizer que ainda é um protótipo e uma aplicação que depende muito de pós-produção. Difícil é dizer quando essa edição vai oorrer dentro dos smartphones. Alheio a isso, Kainz disse que a tentativa e os testes mostraram que é possível criar belas fotos noturnas sem ruído com esses dispositivos. Mas é importante levar em consideração que ele é também um fotógrafo experiente com profundo domínio técnico de fotografia e edição. Enfim, o teste final de fotografia noturna do Google mostra que a marca não está muito longe do que busca alcançar. É tudo uma questão de tempo. Veja todos os destalhes do experimento clicando aqui: https://research.googleblog.com/2017/04/experimental-nighttime-photography-with.html

Por que a notícia é importante? Mostra o interesse crescente na fotografia por parte das marcas mais valiosas do mundo. Indica claramente o avanço inegável do poder de captura dos dispositivos móveis e comprova que os principais avanços não estão no hardware, mas sim nos apps e no poder processamento da fotografia móvel. Resta saber qual será o impacto disso na fotografia profissional e em todos os agentes envolvidos nesse segmento do ramo.