Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Garoto de 10 anos vence concurso de fotografia nacional

Com um olhar cheio de curiosidade para descobrir o mundo ao seu redor, o pequeno Eduardo Ribeiro da Silva, de 10 anos, foi o vencedor na categoria fotografia de um concurso nacional de arte e cultura organizado por um sistema de ensino.

Aluno de uma escola municipal de Guararema, região metropolitana de São Paulo, Eduardo competiu com alunos de escolas de todo o Brasil. A foto vencedora trazia a Igreja de São Longuinho de fundo, enquanto os colegas cuidavam de uma muda de árvore. “Eu fiquei agachado para poder pegar a igreja e as coisas”, lembra.

fotografia
Foto vencedora, tirada por Eduardo

O concurso tinha o tema Consumo Sustentável: a Arte como Forma de Combate ao Consumismo. Só na escola de Eduardo, seis imagens foram inscritas na categoria fotografia.

Foi na internet que o garoto aprendeu tudo o que sabe sobre fotografia. Ele não possui equipamentos, mas utilizou o celular dos pais para fazer o registro. O aparelho, em pouco tempo, acabou se tornando sua grande companhia.

“Se eu vejo alguma coisa interessante eu vou lá e tiro foto porque para sempre eu vou poder me lembrar”, diz.

A mãe, Drieli Ribeiro da Silva, conta que ele detesta sair em fotos. Abre pequenas exceções apenas no aniversário, mas ama fotografia. “O negócio dele é fotografar e fazer vídeo”, diz.

Leia também: Cineasta César Charlone oferece oficina gratuita de fotografia em Brasília

Ela, que também já se tornou modelo do filho, ganhou, inclusive, um ensaio gestante do garoto. “Eu estou grávida, né? Nesta semana mesmo ele tirou uma bem bonita de mim no parque”.

A diretora da escola onde Eduardo estuda, Paula Ferrianci, acredita que esse tipo de concurso acaba estimulando e revelando talentos.

“Ele, por ser uma criança, tímida, não gosta de aparecer nas fotos, mas adora fazer os vídeos, fazer as fotografias. Eu acho que é uma maneira de se expressar e colabora muito com o nosso projeto, o nosso ensino”, avalia.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br