News 2 anos atrás | Redação

A gambiarra que virou um clássico da fotografia (e do vídeo) na internet

O cineasta Nacho Guzmán criou provavelmente um dos vídeos mais compartilhados da história das redes sociais

por Revista FHOX

Um estudo sobre as luzes criado como teaser para um grupo de música eletrônica francês. Assim surgiu um dos vídeos mais kibados (sem citar o criador) da história das redes sociais e da internet. Sobretudo em grupos, fanpages de fotografia e vídeo. O que talvez muita gente não saiba (ou não lembre) é que a produção é de Nacho Guzmán, cineasta que vive em Londres. O estonteante vídeo mostra como uma face muda dependendo das condições de luz e cores. O filme foi criado como teaser da música Sparkles and Winder do grupo eletrônico OPALE. Inicialmente postado no Vimeo, o teaser traz uma mulher bem ao centro da tela e o efeito da luz LED e luzinhas de Natal para gerar o efeito especial. Parece que o rosto dela está se transformando… só no Vimeo são mais de 4 milhões de views.

Na época (2013) Guzmán diz ter criado o vídeo como uma homenagem ao diretor francês Georges Clouzot. Aliás, Clouzot usou a mesma técnica em um dos filmes inacabados. Como não existia nada sobre as técnicas usadas por Clouzot, Guzmán teve que testar e criar o recurso na base da experimentação. Como tinha pouca verba (na verdade praticamente nenhum dinheiro), usou a famosa técnica da gambiarra. Ele criou uma engenhoca rotatória e teve ajuda de um produtora britânica de alto nível responsável pela celebrada série Downton Abbey. Contou ainda com a ajuda da diretora de fotografia Clara Muñoz. Primeiro, eles prenderam as luzes na pontas da engenhoca para dar o resultado que vemos no vídeo. E qual equipamento foi usado? Uma Canon EOS 5D Mark II e lentes Canon 24-105mm f/4 e Samyang 35mm f/1.4.

>> Composição e simetria em grandes produções do cinema e da TV

Ao contrário do que muitos pensam quando veem o vídeo sem crédito na internet, a produção nem tinha o propósito de ensinar os outros sobre iluminação ou cores. É uma bela inspiração, mas que serviu mesmo para criar um teaser espetacular e um clipe inesquecível (com custo baixíssimo de produção). Viva a gambiologia.

O teaser…

O clipe completo.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.