News 3 anos atrás | Redação

França obriga publicidade a avisar retoques em fotografia

Modelos e atrizes famosas já tiveram suas fotos originais divulgadas e a diferença entre a foto sem retoques e as publicadas são significativas

por Revista FHOX

Foi publicado hoje, 5, no Diário Oficial da França, um decreto que torna obrigatória a menção de retoques na fotografia quando modelos tiverem seus corpos alterados por programas de edição em imagens comerciais. A regra vale para o conteúdo circulado em campanhas online, na TV, revistas, outdoors, etc.

A cantora Madonna já teve sua imagem modificada pelo PhotoshopReprodução
A cantora Madonna já teve sua imagem modificada pelo Photoshop

Modelos terão que possuir atestado médico para exercer suas funções, para certificar a saúde de cada uma delas. O decreto entrará em vigor a partir de sábado, 6, e será aplicado não somente a modelos francesas, mas também a qualquer modelo de outros países do Espaço Econômico Europeu quando trabalharem na França.

Essas medidas surgem para “evitar a promoção de um ideal de beleza inacessível e prevenir a anorexia entre os jovens, assim como proteger a saúde de uma categoria da população particularmente envolvida com esse risco: as manequins”, segundo o Ministério da Saúde francês explicou em um comunicado.