News 3 semanas atrás | Flávio A. Priori

Fotógrafo perde fotos em incêndio; oferece 90% do dinheiro de volta

Fotógrafo diz que valor restante é por seu trabalho no dia do casamento e pelo tempo gasto na edição

por Revista FHOX

Ter backup do seu trabalho é importante. Você já deve ter visto essa discussão dezenas de vezes. Aqui na FHOX frequentemente abordamos o assunto. Um episódio recente, descrito por um usuário do Reddit, traz uma nova situação na qual a falta de uma cópia de segurança trouxe um problema adicional para uma situação já complicada, que poderia ser totalmente evitado.

Um usuário do fórum contou que contratou um fotógrafo para fazer as fotos de seu casamento, tanto da cerimônia como da festa. Algum tempo depois o profissional entrou em contato para avisar que não poderia entregar o trabalho, pois sua casa teria pego fogo, e todo o material foi perdido. Felizmente não houve vítimas e o fotógrafo possuía seguro do imóvel. Provisoriamente ele e sua família se abrigaram na casa de sua irmã.

O impasse entre as partes começou quando o profissional ofereceu um estorno de 90% dos 2 mil dólares pagos pelo serviço. Ele argumentou que os 10% eram relativos ao trabalho que teve no dia da cerimônia mais o tempo gasto com edição das imagens. Ainda que todos os arquivos tenham sido consumidos pelas chamas — falta de um backup eficiente.

backupJohn Hanley / Shutterstock

 

“Não quero soar mesquinho ou egoísta, mas enquanto eu penso que ele realmente trabalhou nesse material, não iremos ganhar nada em troca, nem uma simples foto do trabalho. Eu não vejo o porque devo alguma coisa. É triste e não foi culpa dele (não sei, talvez ele poderia ter um HD extra em outro lugar além de sua casa), mas nós não teremos nossas fotos tão esperadas e preciosas, e sinto que merecemos o ressarcimento completo”, disse o cliente.

No post, publicado há cinco dias, o usuário afirma que tentará um acordo com o fotógrafo para ter todo o dinheiro de volta. Caso contrário, deverá entrar com uma ação de Pequenas Causas.

Qual a opinião do leitor sobre o assunto? O fotógrafo teve uma grande perda de patrimônio mas, por outro lado, o cliente não irá receber absolutamente nada pelo serviço que contratou. É correto esse ressarcimento de 90%?