Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Fotógrafo visita galeria e encontra sua foto sendo usada por outro colega

A fotografia original e a modificada. Autor se considerada roubado e o artista da recriação diz se tratar de uma nova leitura

Graeme Wiliams visitava a inauguração de uma feira de arte em Joanesburgo no começo de setembro quando esbarrou com uma de suas fotos com crédito de outro artista. O fotógrafo norte-americano Hank Willis Thomas usou a imagem de Williams sem autorização. Ele ajustou e editou a imagem e fez aplicações artísticas na foto. Preço da obra na galeria: 36 mil dólares. Williams diz que recebeu 1200 pela foto original que foi clicada em 1990 em um comício de Nelson Mandela. Williams compartilhou sobre a ocorrência no Facebook e mostrando a original e a criação de Thomas. O autor da imagem original ficou perturbado com o que aconteceu. A foto é famosa. Já que Obama usou a fotografia como uma imagem marcante durante a campanha para a presidência nos Estados Unidos em 2008. Segundo Obama, trata-se de um foto que representa a visão de mundo do político. A repercussão foi tanta que o assunto foi parar no jornal britânico The Guardian. Williams considera que o uso foi roubo. O fotógrafo norte-americano disse que não foi roubo, mas sim apropriação para gerar uma nova arte. Uma espécie de homenagem. Thomas disse ainda que propôs entregar a obra exposta para o Williams. Assim ele notaria depois de um tempo o real significado do que ele fez. O autor da foto recusou a possibilidade. A galeria de arte retirou a peça da exposição. Inspiração ou roubo? Mesmo os internautas não chegaram a um acordo sobre o tema.

https://www.facebook.com/GraemeWilliamsPhotographer/photos/a.228781143809970/2073787955975937/?type=3&theater

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.