News 3 meses atrás | Flávio A. Priori

Fotógrafo compra câmera roubada, acha vítima e devolve equipamento

Rodrigo Soares, fotógrafo de Minas Gerais, descobriu que maquina comprada na internet era roubada

por Revista FHOX

O fato aqui narrado aconteceu no começo do mês, mas definitivamente é algo que merece ser noticiado. O fotógrafo Rodrigo Soares, morador da cidade de Montes Claros, ao descobrir que adquiriu uma câmera roubada fez o que deveria fazer. Localizou a proprietária e devolveu o equipamento.

roubada
Rodrigo Soares

A história foi contada pelo site Rio de Boas Notícias. De acordo com o relatado, Rodrigo comprou uma Nikon D-800 pelo Mercado Livre. Sem nota fiscal, a vendedora do Rio de Janeiro disse que a peça fora herdada de seu pai.

Por ser uma câmera usada, Rodrigo resolveu mexer a fundo no equipamento. “Como sou curioso demais, já fui fuçando os registros eletrônicos da câmera pra descobrir tudo”. Foi assim que, verificando dados salvos nos arquivos chegou até o nome Cristina Lacerda.

roubadaArquivo Pessoal

Pesquisando sobre ela, descobriu que a também fotógrafa havia sido furtada em 2015 no Shopping Leblon no Rio. O caso foi retratado na época pelo jornal local, um prejuízo de 45 mil reais segundo Cristina.

Rodrigo entrou em contato com Cristina no meio do ano passado para falar sobre o ocorrido. A devolução contudo só foi efetivada no final de janeiro por vontade da própria Cristina. Isso porque Rodrigo havia vendido sua câmera antiga para comprar a Nikkon, e ficaria sem máquina para trabalhar. Assim a fotógrafa deixou a câmera emprestada até que ele tivesse condições de pegar uma nova.

O Mercado Livre foi acionado e, após tomar ciência da história, devolveu o valor pago a Rodrigo. A moça que vendeu a câmera também foi encontrada e, ao que parece, não tinha conhecimento da origem ilícita do equipamento. “É uma menina séria, aqui do Rio mesmo. O pai morreu há pouco tempo e ela ficou com a câmera e duas lentes” diz Cristina. A vendedora ainda devolveu uma das lentes e R$800 referente à outra, vendida duas semanas antes.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.