Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Fotógrafo autônomo: 4 dicas para fazer ensaio newborn na casa do cliente

Cred. iStock

O fotógrafo precisa ficar atento ao equipamento a ser utilizado no dia

A vida do fotógrafo autônomo não é fácil. Não há a facilidade do estúdio e de todos os equipamentos devidamente posicionados em seus lugares. Nem sempre há iluminação adequada e o fundo ideal em um ensaio fotográfico outside, além de ser necessário lidar com imprevistos, como chuvas e tempestades. É preciso levar todo o aparato sempre que há uma sessão de fotos a ser feita: se um item for esquecido, tudo pode ir por água abaixo.

Embora fotografar na casa do cliente seja menos arriscado do que um ensaio fotográfico no ambiente externo, a preparação deve ser igualmente minuciosa. Em especial em ensaios com temas específicos, como os ensaios newborn, o fotógrafo precisa ficar atento ao equipamento a ser utilizado no dia.  

O ensaio newborn é aquele que retrata bebês recém-nascidos, com no máximo 30 dias de vida. Eles são fotografados dormindo em variadas posições e embalados por cobertores e mantas. Esse tipo de ensaio se tornou bastante popular nos últimos anos.

Para os fotógrafos que vão realizar o ensaio newborn na casa do cliente, eis algumas dicas para ajudá-los:

1) A prioridade é o bebê

Como estamos falando de bebês com no máximo um mês de vida, eles precisam estar confortáveis. Lembre-se de levar cobertores e mantas para envolvê-los ou para colocar sob eles. Elas também podem servir para forrar cestos onde os recém-nascidos podem ser colocados. Almofadas e travesseiros também podem cumprir esse papel.

2) Encontre a posição ideal

Calmamente posicione o bebê na posição ideal e mantenha o contato até sentir que ele está relaxado. Enrole o cobertor ou a manta de modo que apenas a sua cabecinha fique para fora. Peça a ajuda dos pais para segurar o recém-nascido no lugar, o que o ajudará não só a se sentir confortável, mas também a manter a pose.

3) Iluminação importa

O jogo entre luz e sombra é a alma da fotografia. Em ambientes internos, como a casa de um cliente, é necessário verificar os pontos de luz natural. Perto de janelas, por exemplo. Na falta de iluminação ideal, pode-se fazer uso de flashes e rebatedores. Para a fotografia newborn, sombras suaves podem funcionar bem.

4) Leve todo o equipamento que possa precisar

É melhor prevenir do que remediar, segundo o ditado popular. Leve câmeras, baterias e cartões de memória reservas, tripé, flashes e rebatedores, lentes, para citar apenas itens básicos. Para fotógrafos autônomos, é essencial manter o profissionalismo. É imprescindível abrir uma empresa, para que os clientes possam consultar o CNPJ e conferir mais credibilidade ao seu trabalho.