Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Fotografia terapêutica: como a profissão pode ser uma cura

Cred. iStock

Entenda como os efeitos da fotografia podem refletir em benefícios para as pessoas

Quando se trata de imagens, efeitos, olhares, memória e recordação, principalmente envolvendo a arte, a fotografia é o primeiro nome que vem à mente; afinal, em apenas uma foto, é possível registrar um momento especial e guardá-lo para sempre. O profissional dessa área tem um olhar aguçado para extrair através das lentes o melhor da pessoa ou do cenário proposto. E ultimamente, as pessoas em suas vidas corridas e estressantes do dia a dia acabam deixando de se olhar com cuidado, cuidar do corpo, da saúde e também da mente. 

A fotografia terapêutica é um novo campo dentro deste vasto ramo, e tem como objetivo extrair o melhor das pessoas, para que elas passem a se olhar com mais carinho, atenção, lembrem das suas belezas exteriores e interiores. Pois através da foto com o olhar do profissional se retrata os pontos marcantes de cada um: como o olho, o sorriso, as expressões e faz com que as pessoas se lembrem de quanto são especiais, importantes e únicas. E também naquele momento de posar para as fotos e se ver como realmente são, elas passem a se admirar e olhar para dentro de si.

Existem diversos projetos de fotógrafos que buscam fazer arte das fotos com a fotografia terapêutica, pois sabem o quanto é importante as pessoas lembrarem das suas qualidades, e acabam levantando a autoestima, o autocuidado e também o autoconhecimento de cada um que posa para as fotos. Apesar de ser um momento de descontração e lazer, os fotógrafos sabem como deixar as pessoas à vontade para serem elas mesmas, e isso faz com que cada pessoa se torne ainda mais única e autêntica durante o ensaio, porém eles sabem as melhores posições, posturas e leituras corporais para tirarem uma boa foto. Por isso, para um profissional de fotografia, uma especialização em um curso de psicologia pode ser bem importante para o seu currículo, pois aprende ainda mais com as posições do corpo e a linguagem do olhar. 

A simbologia que a arte da fotografia traz para o ser humano pode ser um momento essencial para a sua evolução como pessoa; por isso, os efeitos da fotografia terapêutica são muito significativos, pois também tem o objetivo de despertar emoções e sentimentos que estavam guardados e são descobertos através dessa imagem. Por exemplo, ao ir em uma exposição de fotos, vale a pena observar qual foi a intenção do fotógrafo ao fazer o registro de uma pessoa. Muitas vezes, é possível sentir através de uma foto o sentimento, o cheiro e até mesmo o amor emitido por um simples registro. 

Portanto, a fotografia terapêutica tem um efeito grandioso e marcante na vida da pessoa que está sendo registrada, com diversos benefícios para a sua evolução interior.