Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Fotografia macro: como realizar a técnica corretamente

Créditos:IStock

Entenda sobre uma parte do universo da fotografia 

A foto é um item muito importante para as pessoas, eternizando momentos felizes e compartilhados com pessoas que amamos. Antigamente, as fotos eram somente físicas, precisavam ser reveladas. Hoje em dia, com a tecnologia alcançada, é possível utilizar os celulares e também as câmeras profissionais, que captam detalhes do objeto que se deseja fazer o registro. O nome dado a essa técnica de tirar fotos com alta resolução nos detalhes minúsculos é fotografia macro.

Para os iniciantes no mundo da fotografia, é importante aprender que, para se obter uma boa qualidade nas fotos dadas como fotografia macro, existem alguns pontos importantes e que devem ser levados em consideração para ter um bom resultado, tais como: a lente, a iluminação, a localização, o clima, o flash, o difusor, a velocidade do obturador, a focalização, a profundidade da foto, o ângulo e a ampliação. O conjunto de todos esses fatores resulta em uma boa foto macro, captando o objeto em alta resolução e qualidade.

Com a tecnologia obtida hoje em dia nos celulares, é possível fotografar os objetos pequenos e ter um bom resultado – basta configurar a função para a macrofotografia e se atentar aos detalhes de iluminação, clima, e que possa ter um fundo neutro, para que o objeto que deseja ser fotografado tenha destaque na hora de tirar a foto. Porém as câmeras profissionais têm a opção de terem lentes especiais, chamadas de lente macro dedicada. Os modelos mais conhecidos no mercado e utilizados pelos fotógrafos são os de 90 mm e 105 mm, e também tem uma relação de ampliação 1:1, o que necessitaria aproximar-se muito do objeto para capturar a foto.

Vale destacar que a localização e o clima são fatores que impactam muito no resultado de uma foto, principalmente para os interessados em macrofotografia que gostam de tirar fotos de insetos, plantas diferenciadas ou até mesmo detalhes de um buquê de flores em um casamento. Portanto, em alguns casos, o clima estar nublado é ótimo para fotografar, pois a luz está mais amena, podendo capturar o objeto desejado com mais neutralidade. 

Para tirar fotos de objetos minúsculos e obter o maior nível de nitidez, o uso de flash se faz necessário, e também configurar a abertura da câmera para capturar em f/16, sendo que, somando esses dois comandos, a ação tem de ser bem rápida, pois, caso seja um inseto que será fotografado, ele pode se mover com muita facilidade.

O foco também é muito importante, mas tenha cuidado para não configurar a câmera no autofoco, e sim que o obtenha manualmente. Mas todo começo de carreira profissional ou hobby necessita-se de estudo e prática. Os equipamentos fotográficos podem ser conquistados aos poucos para evoluir na fotografia macro.