News 2 semanas atrás | Redação

FotoArte promove inclusão cultural em escolas públicas do país

Crianças e jovens de quatro diferentes estados do Brasil irão refletir sobre temas importantes para qualidade de vida e inclusão cultural

por Revista FHOX

Saúde, bem-estar e inclusão cultural têm se tornado cada vez mais uma questão importante no cotidiano das pessoas. Com o objetivo de realizar oficinas de fotografia em escolas ou instituições públicas para estimular olhares e percepções sobre hábitos alimentares, o Ministério da Cidadania e o Atacadão apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os educadores da ONG irão com o caminhão da fotografia para as cidades de Blumenau/SC, Maringá/PR, Itumbiara/GO, Goiânia/GO e Simões Filho/BA para trabalhar de forma lúdica a questão alimentar e desperdício de alimentos com alunos das escolas, onde ficarão por três dias.

FotoArte

Primeiro ingrediente: fotografia

A fotografia pode ser uma ferramenta para refletir sobre alimentação saudável e outros temas. É a partir desse princípio que a ONG ImageMagica realiza as suas oficinas, utilizando a fotografia como um instrumento de transformação social e pensamento crítico.

Nos primeiros dias do circuito cultural, os participantes aprenderão algumas técnicas de fotografia e depois irão fotografar sobre os temas propostos. As imagens são feitas com o aplicativo Camino e compostas por uma legenda para complementar a mensagem. Depois, acontece um momento mágico! Eles entram no caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmara escura. Lá, é possível entender como as imagens são formadas nas câmeras de verdade e nos nossos olhos.

Coloca mais tempero – e a mão na massa!

Artes e nutrientes não vão faltar no projeto FotoArte! Além das atividades com o caminhão, o projeto também contará com uma oficina especial com nutricionistas e educadoras da ImageMagica, que darão dicas para se alimentar melhor utilizando ingredientes regionais.

Durante as oficinas do FotoArte, os grupos irão produzir, degustar e fotografar seus pratos. Além disso, para que a atividade de cozinhar se torne um hábito, os participantes receberão um livreto ao final composto por pratos das oficinas. Assim, os alunos podem fazer em suas próprias casas.

O prato está na mesa

Ao final do circuito, as escolas se tornam palco de uma linda exposição aberta à comunidade com os produtos feitos pelos participantes. É quando os novos fotógrafos mostram ao mundo seus pensamentos através da arte.

Com o intuito de envolver toda a comunidade escolar com o projeto, também serão realizadas atividades com os pais, educadores e moradores locais, além dos alunos, para incentivar ainda mais a alimentação saudável nas famílias da região.

Serviço FotoArte

  • Escola: Colégio Estadual Silvio Magalhães de Barros
    Datas: 07 a 09 de agosto de 2019
    Endereço: Rua Ivens Lagoano Pacheco, 266 – Conj. Res. Ney Braga, Maringá/PR
  • Escola: Escola Professor Heriberto Joseph Muller
    Datas: 13 a 15 de agosto de 2019
    Endereço: Rua Guttenberg, 80, bairro Fortaleza, Blumenau/SC
  • Escola: Colégio Estadual Ermelindo Felix de Miranda
    Datas: 21 a 23 de agosto de 2019
    Endereço: Rua Jacinto Brandao, 1080, Centro, Itumbiara/GO
  • Escola: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho
    Datas: 26 a 28 de agosto de 2019
    Endereço: Rua das Dracenas com rua das Magnólias, Jardim Cerrado 4, Goiânia/GO
  • Escola: Colégio Municipal Giorgina de Souza Simões
    Datas: 09 a 11 de setembro de 2019
    Endereço: Av. Rivaldo Gomes Guimarães, s/n – Cia I, Quadra 5, Simões Filho/BA