Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Fotografia apetitosa: como melhorar suas fotos de comida?

Imagens de comida fazem parte do feed de toda rede social, então é importante caprichar para conseguir se destacar

Hoje em dia, já podemos considerar as fotos de refeições algo banal, principalmente porque quase todo mundo posta com frequência em seu perfil ou status. Em meio a esse excesso de comida nas redes sociais, muitos podem buscar novas formas de inovar e conseguir se sobressair nas fotos, mas esse é o verdadeiro desafio.

Quando o assunto é fotografia, cada detalhezinho importa. É preciso avaliar minuciosamente o ângulo, o cenário, a iluminação e tudo que contribua para deixar a comida da sua foto apetitosa só de olhar. É claro que também podemos fazer bom uso dos filtros e de outras ferramentas que os aplicativos disponibilizam, mas o primeiro passo sempre será tirar uma boa foto.

Como tirar a foto de comida perfeita?

Tudo começa na montagem do prato, ou seja, como você vai distribuir o alimento dentro do espaço disponível. É óbvio que não dá para jogar tudo de qualquer jeito no prato e tirar uma foto, pois é preciso ser criativo desde o começo e organizar a comida de forma que dê para ver tudo, sem que uma se sobressaia à outra. Decorar com algum tempero e outros elementos coloridos que tiver em mãos também é ótimo, pois vale tudo na hora de embelezar sua foto!

É importante não sobrecarregar o prato com muitas coisas diferentes, pois pode acabar ficando com pouco espaço para exibir cada uma. Nestes casos, uma boa dica é distribuir em mais de um prato, colocando a salada em outro lugar, por exemplo. Assim, todos poderão receber a devida atenção que merecem na fotografia.

O segundo passo é se atentar aos arredores: o cenário e a iluminação, que estão diretamente ligados. Você não pode colocar a refeição em qualquer lugar para tirar a foto, como em cima do fogão ou dentro do forno, por exemplo. Escolha uma superfície plana, como uma mesa, e de preferência que esteja próxima de um bom ponto de iluminação.

Para dar aquele destaque especial para sua comida, priorize a luz ambiente. Posicionar o prato próximo de uma janela e usar a luz que vem de fora para iluminar parte do alimento dá um ar muito mais profissional para sua fotografia. Usar luz artificial também é uma estratégia válida, mas que nem sempre permite alcançar esses efeitos mais sutis.

Por fim, hoje em dia, as câmeras dos celulares estão bem avançadas, então use a abuse de todos os seus recursos! Desfocar o fundo enquanto foca totalmente na comida é uma excelente forma de deixar a foto elegante, sem precisar ter conhecimentos profundos sobre fotografia. A ferramenta está nas suas mãos; basta aprender a utilizar todo seu potencial.