News 3 meses atrás | Colaboradores

Fotografando em Casa na Quarentena

A quarentena está sim afetando a todos, mas nessa queda de braço você vai sair como perdedor ou vencedor?

por Revista FHOX

Por Robson Nakamura

É certo que precisamos nos reinventar e buscar meios de nos manter na ativa, e nossa mente precisa continuar exercitando a prática de fotografar.

A maioria de nós tem a palavra “correria” muito frequente em nossos discursos, e muitas vezes a usamos como desculpa para não colocarmos planos em prática. Nesse tempo de “calmaria”, qual será a sua desculpa?

Nesse período de isolamento, decidi trazer para casa, além de trabalhos em andamento, minha câmera e uma lente, sem ao certo saber o que faria, sabia que esse seria o ponta pé inicial para não cair na zona de conforto.

Logo no primeiro dia de quarentena me desafiei a fotografar em casa, um ambiente talvez pouco sugestivo para muitos, o que me fez buscar novas possibilidades, novos olhares, e isso foi ótimo.

Além de fotografar, me propus a gravar alguns vídeos, mostrando os bastidores, na intenção de ilustrar e talvez inspirar os amigos fotógrafos a se desafiarem em um ambiente cotidiano, mas que pouco usado em nossos registros.

Esse exercício me fez buscar ser mais criativo, me instigou a continuar dia após dia buscando composições, texturas e ideias diferentes, e consequentemente vai me manter mais preparado e sensível para as cenas que fotografarei pós quarentena.

A pessoa retratada em todo projeto é minha esposa, que sempre me acompanha nos trabalhos fotografando, mas dessa vez se viu como modelo, e adorou a experiência, sendo parte fundamental do projeto também.

Nunca imaginei o quanto registrar minha família, em seu mais íntimo cotidiano, fosse tão libertador para me conhecer melhor como fotógrafo de família!

O projeto foi ganhando as redes sociais aos poucos, e de uma forma fantástica, cada vez chegando em mais pessoas.

Como forma de materializar esse propósito, e agradecer a todos que estiveram envolvidos de forma virtual, comentando e compartilhando nossas publicações, na postagem que finaliza o projeto, pedi para que deixassem nos comentários como foi a experiência vivida pelos seguidores, e agora estou preparando um livro com todas as fotos de nossa saga, e nas últimas páginas deste livro estará estampado todos esses comentários. É uma forma de agradecer e fazer jus a quem fortaleceu essa proposta.

Esse período está sendo duramente difícil, mas precisamos sair mais fortes e melhores dele. Mantenha o foco, e busque formas de se expressar e evoluir como fotógrafo.

Um grande abraço, e “bora” clicar.

Para conhecer mais do trabalho do Robson Nakamura e ver os bastidores das fotos: www.instagram.com/nakamurafotografia